PROPOSIÇÕES VIVENCIAIS E ESPAÇOS ARQUITETURAIS COMO PROCEDIMENTOS PARA O ACONTECIMENTO PERFORMÁTICO
Palavras-chave:
Performance, Comportamento, Experimentação, Corpo.Resumo
Esta pesquisa parte do estudo da obra de dois artistas brasileiros, Hélio Oiticica e Lygia Clark, e suas noções de “proposição vivencial” e de “espaço arquitetural” para pensar o acontecimento performático. Estas noções apresentam-se como experiências vivenciais abertas de comportamento em Oiticica e na obra de Clark como espaços, estruturas efêmeros transformados pela experiência livre do corpo. Tendo essas noções como ponto de partida, busca-se a investigação de procedimentos para a criação do ato performático.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).