Reflexões sobre Corporeidade e Teatralidade
Resumo
Na sua brilhante tese de doutorado intitulada A Arte de Ator: da Técnica à Representação. Elaboração, Codificação e Sistematização de Técnicas Corpóreas e Vocais de Representação para o Ator (PUC - São Paulo, 1994), Luís Otávio Burnier focaliza a incorporação, pelo ator, do objeto de sua representação, e a maneira como essa incorporação se assemelha à criação de uma outra vida. Isto resulta da importância dada por Burnier à ação como a essência do fazer/saber que caracteriza o ser (verbo) humano. O ciclo realidade/indivíduo/ação, que chamo o contínuo da vida, é fundamental para as discussões a seguir. O comportamento humano é ação. O indivíduo capta informações da realidade, que é constituída por artefatos, mentifatos e fatos naturais, e processa essas informações, definindo assim estratégias de ação.Downloads
Edição
Seção
Revista do LUME 1 (Publicada em papel em 1998)
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).