Deleuze - a arte e a filosofia como culinária
Palavras-chave:
Documento ArtísticoResumo
Este vídeo (documento artístico) foi o resultado de uma parceria de artistas e pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Unicamp. O filme foi apresentado na disciplina Teoria das Artes I, coordenada pelo Prof. Dr. Renato Ferracini, em 2010. Inspirado na bibliografia e nas discussões em sala de aula, os artistas elaboraram um documento cênico que nasceu de uma descrição feita por Deleuze, em seu livro Mil Platôs: Capítulo e Esquizofrenia I, quando retrata a relação rizomática entre os artistas Zelda Fitzerald e Francis Scott Fitzgerald. Neste vídeo propomos a metáfora de que o filósofo é tanto um criador de conceitos, quanto um cozinheiro é um criador de sabores – os elementos vivos da cozinha mantém toda a potência do caos e abertura porosa podendo ser transformadas em pequenas obras de arte. Para tanto, utilizamos os temas abordados durante o curso, explorando a descrição detalhada de alguns elementos buscando inspiração nos textos de Marcel Proust e transpusemos para o espaço da cozinha. Colocando todos estes ingredientes juntos em um grande caldeirão, esperamos desta forma, contribuir com a discussão acerca das “metáforas” de trabalho e da conceituação do corpo em arte.Downloads
Edição
Seção
Documentos Artísticos e Audiovisuias
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).