As metáforas de trabalho e corpo vivo do ator
Palavras-chave:
metáforas de trabalho, práticas de criação, preparação do ator, organicidade. ApresentaçãoResumo
Acreditamos que a forma de condução de ensaios, oficinas outreinamentos é significativa para gerar estados vivos no trabalho do ator. Em muitos casos notamos a utilização de metáforas como comandos verbais em processos criativos, auxiliando o ator a ingressar em territórios de limite, preferencialmente distantes de clichês. Neste artigo, buscamos analisar as metáforas utilizadas nos comandos das práticas de ensino do LUME Teatro como auxiliadoras num processo de construção da presença cênica. Este texto traz reflexões iniciais da pesquisa de doutorado “Metáforas de trabalho em práticas de criação”, que se propõe a investigar a potência das metáforas nas práticas criativas como possíveis impulsionadoras de estados microperceptivos no ator. Integra o projeto temático “Memória(s) e Pequenas Percepções”, coordenado por RenatoFerracini e Suzi Sperber.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).