Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e está diretamente vinculada a uma pesquisa em andamento atualmente.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • ESTOU CIENTE que os trabalhos submetidos que não estiverem estritamente de acordo com as normas descritas em DIRETRIZES PARA OS AUTORES SERÃO AUTOMATICAMENTE DESCONSIDERADOS.

Diretrizes para Autores

LER COM ATENÇÃO ANTES DE SUBMETER

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE CARTOGRAFIA DE PESQUISAS EM PROCESSO

Padrão nos METADADOS

1. Seu nome não deve ser inserido em Caixa Alta

2. Seu nome deve vir com as Iniciais em Caixa Alta, ou seja, as iniciais de seu nome não podem estar em Caixa Baixa.

3. Inserir em RESUMO o resumo completo em Português e  Inglês com as respectivas palavras chave. Copie o resumo completo e cole no Resumo dos Metadados.

4. NÃO inserir a bilbiografia em referências. Deixar em branco.

TEXTOS (Resumos e Textos Completos)

I – Para participação na modalidade Cartografia de Pesquisas em Processo o associado deverá submeter sua proposta conforme as normas abaixo definidas. Cada associado tem direito a submeter somente um trabalho à aceitação da Comissão Avaliadora, destinada para este fim. Somente os trabalhos inéditos, submetidos dentro do prazo e de acordo com as regras de formatação abaixo descritas serão apreciados.

II – As apresentações de trabalho ocorrerão nos seguintes formatos:

a) Comunicação oral (15 minutos);

b) Comunicação Performativa (15 minutos): deverá estar adequada às condições de produção, isto é, adaptável ao espaço e aos equipamentos que serão disponibilizados pela organização do evento. IMPORTANTE SALIENTAR que muito provavelmente a apresentação será realizada em sala de aula sem acesso a equipamento de luz - a organização buscará disponibilizar som - e o autor da proposta será responsável por todo e qualquer material cênico utilizado na cena não cabendo à organização providenciar nenhum tipo de material;

c) Poster, formato destinado somente para alunos de graduação com iniciação cientifica em andamento (ver normas para apresentação de poster nos itens XII a XIX)

III - Os encontros da modalidade Cartografia de Pesquisas em Processo acontecerão em sala/local/horário a ser definido pelos organizadores do evento e comissão organizadora dessa modalidade. Em cada sala acontecerá um painel com 3 ou 4 comunicações e um mediador. Quem se inscrever nessa modalidade poderá assistir como OUVINTE às demais apresentações das outras modalidades (Mesas temáticas ou reuniões de Grupos de Trabalhos, os GTs), dentro das possibilidades logísticas dos espaços disponíveis.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE PARTICIPAÇÃO

Formatação de proposta para Comunicação Oral/Comunicação Performativa/Poster

IV – A submissão de proposta para Comunicação Oral, Comunicação Performativa ou Poster deverá contemplar cinco itens: Cabeçalho, Resumo, Palavras-chave em língua portuguesa, Resumo e Palavras-chave em idioma estrangeiro (abstract ou resumé; keywords ou mots clés). Os cinco itens deverão estar em formato justificado, espaço simples, fonte ARIAL corpo 12.

V – Todos os conteúdos deverão conter no máximo 3.000 caracteres, INCLUINDO ESPAÇOS E TODOS OS ITENS.

VI – O CABEÇALHO deverá estar assim organizado:

1. O nome do autor deve iniciar com a indicação do SOBRENOME usual de citação de autor (em letras maiúsculas), seguido de seu(s) prenome(s) e ponto (caso se trate de mais de um autor, o padrão a ser usado deve ser o mesmo, como em qualquer referencial bibliográfico, com ponto e vírgula separando um autor do outro). Observação: caso se trate de nome artístico, convém informar entre parênteses o verdadeiro nome do autor.

2. Após o nome do autor, ainda na mesma linha, o cabeçalho deve conter o título do trabalho, seguido de ponto.

3. Após o título, na continuação da mesma linha do cabeçalho, deve ser informada a cidade onde o trabalho foi produzido (seguida de dois pontos) e, logo depois, o nome da instituição que o abrigou, seguida de ponto.

4. Após a cidade e a instituição onde foi produzido o trabalho, na continuação do cabeçalho:

a) os professores devem indicar a instituição de seu eventual vínculo empregatício e a natureza desse vínculo (separados por ponto e vírgula), seguidos de ponto;

b) os estudantes (graduação e pós-graduação), bem como os professores em momento de formação, devem indicar o nome da instituição, o nível dos estudos em curso e o nome do orientador (sem a inclusão de “Prof. Dr.”, tudo separado por ponto e vírgula), seguidos de ponto;

c) os bolsistas (professores ou estudantes) devem indicar também a instituição de manutenção de sua bolsa e respectivo nível (separados por ponto e vírgula); tudo seguido de ponto.

5. Após a indicação do contexto institucional, opcionalmente, ainda no cabeçalho, o autor pode acrescentar a(s) função(ões) artística(s) profissional(is) que exerce (p. ex.: Dançarino e dramaturgo).

VII – O RESUMO, separado do cabeçalho por uma linha, deverá ser encabeçado pela palavra RESUMO centralizada, escrita em letras maiúsculas e negritadas. De acordo com as orientações da ABNT, o resumo constitui uma “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto” (2003, p. 1), apresentando a natureza do trabalho, metodologia, resultados e conclusões. Redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, em frases correntes, sem enumeração de tópicos, frases negativas, parágrafos, símbolos e citações.

VIII – Logo abaixo do Resumo, em linha separada, deverá constar em negrito o termo “PALAVRAS-CHAVE” seguido de dois pontos. Na mesma linha, o autor deverá indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por pontos.

IX - Após as palavras-chave em português, separado por uma linha, deverá vir o RESUMO E AS PALAVRAS-CHAVE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO COM O MODELO PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTO COMPLETO À PUBLICAÇÃO

X – O texto completo à publicação deverá ser precedido por Cabeçalho, Resumo e Palavras-chave em língua Portuguesa, Resumo e Palavras-chave em idioma estrangeiro (abstract ou resumé; keywords ou mots clés). Todos esses conteúdos deverão estar formatados, de acordo com os itens de IV a IX e conforme exemplo apresentado.

XI – A formatação do texto completo deverá estar assim organizada:

1. Separado, por uma linha, dos itens que o antecedem, o texto completo deverá ser apresentado em formato justificado, espaço simples, fonte ARIAL corpo 12, com espaçamento de 2cm na linha inicial de cada parágrafo.

2. O texto deve se concluir, obrigatoriamente, com suas devidas referências bibliográficas que devem ser separadas do corpo do texto por uma linha.

3. As notas devem ser, exclusivamente, de caráter explicativo (as de referência devendo ser substituídas pelo sistema autor-data), com texto alinhado à esquerda, fonte ARIAL corpo 10.

4. As citações longas, com texto justificado, fonte ARIAL corpo 10, separadas do corpo do texto por uma linha antes e depois, devem estar alinhadas a 4 cm da margem margem esquerda." (para adequar a ABNT)

5. Por tratar-se de anais eletrônicos pode-se incluir de forma livre no texto completo links, fotos, tabelas ou qualquer aporte audiovisual desde que identificados e o tamanho final do arquivo não ultrapasse 2MB.

6. As imagens devem conter legendas numeradas em ARIAL corpo 10, centralizado. As legendas das fotografias devem incluir os créditos das imagens (a responsabilidade pela autorização de uso da imagem é do autor). As imagens e legendas devem ser separadas do restante do texto por uma linha antes e uma linha depois.

7. Para aqueles que realizarem a apresentação performativa e desejarem publicar um link para o trabalho apresentado disponibilizando-o em audiovisual postado em mídias democráticas como youtube ou vimeo deve seguir o item X acima descrito e ao final separado por uma linha dos itens que o antecedem incluir o link conforme exemplo abaixo:

Assista à apresentação performativa no seguinte link

https://youtu.be/q5zxp09vE7w55

XII – Todos os conteúdos deverão conter no máximo um total de 25.000 caracteres, incluindo espaço, cabeçalho, resumo, referências bibliográficas e notas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO COM O MODELO PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COMPLETO

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE POSTER

XIII – O pôster deverá ser elaborado dentro das seguintes medidas: 90cm (largura) x 120cm (altura). O material deverá ser adequado à fixação com fita dupla-face ou similar que será fornecido pela organização do evento. – Todos os conteúdos deverão conter no máximo 3000 caracteres, incluindo espaço.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO DE POSTER

XIV - Serão aceitas propostas de apresentação de trabalho na forma de pôster submetidas por alunos de graduação, bolsistas de Iniciação Científica ou Iniciação à Docência.

XV – As propostas de apresentação de pôster deverão ser submetidas, na forma de resumo conforme itens de IV a XII.

XVI – Os alunos de graduação, autores de pôster, deverão estar todos devidamente inscritos no evento. A inscrição os autoriza a participação como ouvintes em todas as atividades e recebimento de certificado.

XVII - O pôster deverá ser fixado e retirado pelo(s) autor(es) do trabalho. A fixação e a retirada do pôster deverão obedecer a datas e aos horários divulgados previamente pela Comissão Organizadora do Evento. Os pôsteres não retirados serão descartados definitivamente após o encerramento da atividade.

XVIII – O autor do trabalho deverá se colocar disponível, ao lado do pôster, em horário previsto pela organização do evento, de forma a apresentar e a debater a pesquisa ali retratada.


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.