ATUAÇÃO CINEMATOGRÁFICA REFLEXÕES POLÍTICAS SOBRE O LUGAR DO ATOR - DA ATRIZ NO CINEMA ALAGOANO

Autores

  • TICIANE SIMOES DOS SANTOS UFAL

Resumo

O presente projeto intitulado Atuação cinematográfica: reflexões políticas sobre o lugar do/a ator/atriz no cinema alagoano[1] surge de inquietações levantadas por alunos/alunas do Curso de Teatro da Universidade Federal de Alagoas. Nesta pesquisa me propus a desenvolver uma reflexão acerca do papel do/a ator/atriz nas produções audiovisuais do estado sob a orientação da professora Drª Ana Flávia  de  Andrade  Ferraz[2]. O tema é abrangente, nos leva a várias perspectivas de análise e aborda assuntos caros tanto ao teatro quanto ao cinema. Várias são as possibilidades de aproximação à temática, como por exemplo: as escolas de interpretação de atores/atrizes que observaram seus métodos migrarem do teatro ao cinema: a função da direção de atores/atrizes e suas diferentes abordagens, distanciamentos e aproximações entre o teatro e o cinema; o papel que ocupa o/a ator e atriz alagoanos na produção cinematográfica local, entre outras. As possibilidades não se esgotam fácil. O campo é vasto e ainda pouco explorado, como afirma Jacqueline Nacache quando diz “Os estudos cinematográficos estão ocupados pelos seus objetivos dominantes: a abordagem das obras, dos cineastas, das influências, dos estilos, a abordagem do cinema como linguagem, como narrativa, como arte visual e sonora. O ator parece ter pouco a ver com essa aventura (NACACHE, 2012, pág. 7). O que se percebe é uma escassa reflexão sobre o papel do ator na produção cinematográfica. Não obstante, a categoria tem sido palco de várias tensões e é, a partir desses questionamentos, que aprofundamos a presente pesquisa. Onde está o ator/atriz alagoano/a nas produções de cinema do estado? Que tensões se colocam entre a interpretação nos filmes de ficção e o lugar da autorrepresentação no cinema documentário? O que pautam as escolhas que levam à contratação do/a ator/atriz estreante em detrimento do/a ator/atriz experiente e profissional? Em que sentido um ator não profissional pode enriquecer um filme? Como premiar personagens de filmes documentários por suas atuações?  São algumas questões por onde transitamos a pesquisa. Sendo a Universidade Federal de Alagoas o único espaço de educação formal do estado que atua no desenvolvimento e formação do/a ator/atriz, onde conta com dois espaços para esse fim: o curso de graduação em Teatro que, embora voltado à licenciatura, conta com disciplinas sobre interpretação e, principalmente, o curso técnico em Arte Dramática da Escola Técnica de Artes - ETA. Acreditamos que a pesquisa também subsidiará os cursos no intuito de gerar reflexões sobre os espaços que nossos/as atores e atrizes vêm ocupando na crescente cena audiovisual alagoana.   [1] Trabalho de Iniciação Científica orientado pela professora Drª Ana Flávia de  Andrade  Ferraz,  com financiamento da FAPEAL em 2020/2021 e renovado com financiamento do CNPQ com o título “Interpretação, autorrepresentação: tensões da atuação entre o documentário e a ficção no cinema alagoano”. [2] Doutora em Imagem e Som do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UnB, professora Adjunta II da Universidade Federal de Alagoas/Ufal//ICHCA e coordenadora do NEPED/UFAL/CNPq – Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas.

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Publicado

07-06-2023

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Textos Completos