Gabriela Flores
Instituto de Artes PPGA UNESP - mestranda
Abstract
Este estudo tece reflexões sobre processos criativos em teatro tendo a voz como impulsionadora da cena, com vistas à instauração de atmosferas, estados, ambiências sonoras, possíveis dramaturgias e poéticas, numa abordagem criativa da voz. É do interesse deste estudo aprofundar as relações entre textualidade, musicalidade e vocalidade no sentido de potencializar o uso da voz na cena. Investigar possibilidades de contato com o texto não somente pelas palavras, a semântica, mas também através de uma experiência sensorial em que a voz/palavra falada intenta alçar vôos para a musicalidade. Estas reflexões teórico-práticas compõem parte da pesquisa de mestrado em andamento com título “Vocalidade em Performance (...) traçados para uma possível pedagogia das vozes”. Compreendendo voz como corpo, a pesquisa versa sobre a performatividade vocal como gesto estimulante na criação da cena, na composição da personagem, e na lida com o texto para além das palavras; um campo de investigação sobre a materialidade sonora da voz e sua dimensão corpórea, emocional, político-social e espiritual.