Performance como cura

Authors

  • Claudia Mele Faculdade Cal de Artes C~enicas e Faculdade Angel Vianna

Abstract

RESUMO O artigo propõe refletir sobre uma prática pedagógica que a pesquisadora tem experenciado com suas/seus alunas/os, em cursos de Artes Cênicas e de Psicologia, denominada de “performance como cura”. Durante o semestre, na disciplina em que é enfocado este procedimento, os/as estudantes são estimulados a realizar diversos exercícios a partir de um estudo teórico-prático sobre a teoria hindu do sistema de chakras. Com as reflexões e investigações internas suscitadas, cada um/a é convidado/a a criar um programa de ação, um ato poético, se comprometendo a viver a questão ritualizando-a, na fronteira entre trabalho artístico e terapêutico/espiritual. Quando a/o aluna/o coloca-se em um lugar de vulnerabilidade, a prática pode também possibilitar a transformação do outro que o assiste. O artigo apresentará alguns exemplos de performances como cura realizadas nos últimos dois anos, com a descrição de resultados obtidos a partir destas experiências. Palavras-chave: Performance. Cura. Chakras. Pedagogia.   ABSTRACT The article proposes to reflect on a pedagogical practice that the researcher has experienced with her students, in Theatre and Psychology courses, named "performance as healing". During the semester, in the discipline in which this procedure is focused, the students are encouraged to perform various exercises based on a theoretical and practical study on the Hindu theory of the chakra system. With the reflections and internal investigations raised, each one is invited to create an action program, a poetic act, committing to live this experience by ritualizing it, evidencing the border between artistic and therapeutic/spiritual work.  When the student finds itself in a state of vulnerability, the practice can also enable the transformation of the spectator. The article will present some examples of performance as healing researched for the last two years, with a description of the results obtained from these experiences. Keywords: Performance. Healing. Chakras. Pedagogy.  

Author Biography

Claudia Mele, Faculdade Cal de Artes C~enicas e Faculdade Angel Vianna

Atua como atriz, dramaturga, diretora e preparadora corporal. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, graduada em Licenciatura em Dança e pós graduada em Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna. Professora de Corpo e Movimento na Faculdade e no curso de formação de ator da CAL e professora de Técnica Teatral no curso de formação em dança da Escola Angel Vianna. Ministra as disciplinas Viewpoints e orientação de monografia no curso de Pós Graduação Lato Sensu em Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas na Faculdade Angel Vianna

Published

2021-06-28

Issue

Section

Textos Completos