PLURIDIVERSIDADE: uma contribuição para o estudo de criação teatral acessível.

Authors

  • Dinalva Andrade Martins Universidade Federal de Minas Gerais.

Keywords:

Teatro-Acessibilidade, Processo Cênico, Surdez, Cegueira.

Abstract

O Trabalho foi realizado como Conclusão de Curso de Graduação em Teatro da UFMG. Com pesquisa no desenvolvimento de um experimento cênico intitulado “Memórias de Ana”, a proposta é a criação cênica, acessível desde a concepção, para os públicos cegos e surdos. Convidou-se um diretor cego, um assessor visual surdo e uma diretora ouvinte e vidente. Apresenta-se ao final, um produto teatral acessível a surdos através do trabalho corporal dos atores unido ao teatro de sombras e a cegos através da contação de histórias, música e teatro sensorial.Narra-se este o processo de criação e a relação teatro e acessibilidade, a partir das descrições em Diários de Bordo e em pesquisas bibliográficas.

Author Biography

Dinalva Andrade Martins, Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduada em Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Minas Gerais e atual aluna do 8° período do Bacharelado em Interpretação Teatral. Pós Graduada em Ensino e Interpretação de Libras.

References

ABNT NBR9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Associação Brasileiras de Normas Técnicas, Rio de Janeiro; ABNT, 2004.

BERNARDINO, Elidéa L. A. Cultura surda. Texto elaborado para uso nas disciplinas "Fundamentos da Libras" e "Libras I", da Faculdade de Letras da UFMG, em Belo Horizonte, 2008, p.7. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/dialogosdeinclusao/data1/arquivos/Cultura_surdaElidea.pdf. Acesso em: 14 maio 2015.

BRASIL. Decreto-lei nº. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048 de 8 de novembro de 2000 e nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 11 mar. 2016.

LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MASCARENHAS, George. A Produção de Sentido na Mímica Corporal Dramática de Étienne Decroux e na Pantomima Moderna. Disponível em: http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/10/06.pdfl. Acesso em: 05 ago. 2014.

MACHADO, Allan. Depoimento concedido a Dinalva Andrade Martins. Belo Horizonte, 20 jun. 2016.

MORENO, Mabit Paz. Las artes mímicas y el juego. Universidad de Chile. Departamento de Filosofía. Santiago, 2003. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/21205275/PantoMiMa. Acesso em: 21 abr. 2015.

JusBrasil. Portaria SEDH Nº 2.344, de 3 de novembro de 2010 DOU 05.11.2010. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/21770156/pg-4-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-05-11-2010. Acesso em: 03 março. 2016.

RAMIRO, Vanda Cianga. O Brincar da Criança Cega: um estudo psicológico sobre a atividade lúdica de crianças deficientes. Dissertação de Mestrado, Universidade São Marcos,1997.

REDONDO, Maria Cristina da F.; CARVALHO, Josefina Martins. Deficiência auditiva. . Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância. Revista da Educação Especial, n. 1. Brasília: MEC/SEESP, 2000.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SKLIAR, Carlos. Um olhar sobre o Nosso Olhar Acerca da Surdez e as Diferenças. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. p. 5-6.

TORRES, S. M. e TETTAMANZY, A. N. L. Contação de histórias: resgate da memoria e estimulo á imaginação. In: Revista Nau Literária, Porto Alegre, vol. 4, n° 1, 2008, p. 1-8.

Published

2017-06-07

Issue

Section

Textos Completos