GEOGRAFIA E TEATRO: A REPRESENTAÇÃO DO TERRITÓRIO DA PERIFERIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROBLEMATIZAR OS PROCESSOS DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Luiz Henrique Santos Unesp Rio Claro
  • Diego Corrêa Maia

Resumo

O artigo discute a contribuição do teatro para a prática da educação geográfica na perspectiva da segregação socioespacial em um território escolar. O texto resulta dos resultados parciais de uma pesquisa de pós-graduação em Ensino de Geografia, em nível de doutorado, onde objetiva-se analisar os resultados da pré-produção, produção e pós produção do espetáculo de Teatro “Prometeu Negro Acorrentado” na escola de ensino médio de período integral (PEI) “Marciano Toledo de Piza”, no Município de Rio Claro-SP. A metodologia da pesquisa é qualitativa de caráter exploratório. Também foi realizada pesquisa etnográfica e entrevistas com os educadores, gestores e alunos em todas as instâncias da atividade que teve duração de 6 meses, sendo realizada no primeiro semestre do ano de 2022. Ao discutir temas geográficos por meio de sua ludicidade, os resultados da pesquisa revelam que a presença pedagógica de um espetáculo teatral que tenha como tema central as relações sociais contraditórias dos territórios de periferia, podem fomentar debates e reflexões potentes para os alunos, educadores e gestores, como também podem ampliar e potencializar o desenvolvimento do raciocínio e pensamento espacial.

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Publicado

07-06-2023

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