GEOGRAFIA E TEATRO: A REPRESENTAÇÃO DO TERRITÓRIO DA PERIFERIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROBLEMATIZAR OS PROCESSOS DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Autores
Luiz Henrique Santos
Unesp Rio Claro
Diego Corrêa Maia
Resumo
O artigo discute a contribuição do teatro para a prática da educação geográfica na perspectiva da segregação socioespacial em um território escolar. O texto resulta dos resultados parciais de uma pesquisa de pós-graduação em Ensino de Geografia, em nível de doutorado, onde objetiva-se analisar os resultados da pré-produção, produção e pós produção do espetáculo de Teatro “Prometeu Negro Acorrentado” na escola de ensino médio de período integral (PEI) “Marciano Toledo de Piza”, no Município de Rio Claro-SP. A metodologia da pesquisa é qualitativa de caráter exploratório. Também foi realizada pesquisa etnográfica e entrevistas com os educadores, gestores e alunos em todas as instâncias da atividade que teve duração de 6 meses, sendo realizada no primeiro semestre do ano de 2022. Ao discutir temas geográficos por meio de sua ludicidade, os resultados da pesquisa revelam que a presença pedagógica de um espetáculo teatral que tenha como tema central as relações sociais contraditórias dos territórios de periferia, podem fomentar debates e reflexões potentes para os alunos, educadores e gestores, como também podem ampliar e potencializar o desenvolvimento do raciocínio e pensamento espacial.