Ser Clown com Puccetti e Casaca

A emergência de si

Autores

  • Miriam Sousa e Freitas Universidade Nova de Lisboa

Resumo

A prática pedagógica na arte do clown tem sido aplicada ao redor do mundo e tem crescido imensamente nos últimos anos. Ensinar a ser palhaço/palhaça é um processo que direciona o aprendiz para uma autodescoberta de si. Decidi colocar duas práticas pedagógicas em diálogo no terreno do clown: Ricardo Puccetti do LUME Teatro e André Casaca do Teatro C’art, ambos artistas e mestres na arte clownesca. A busca pelo estado de clown e a descoberta dessa criatura do corpo cômico serão pensadas a partir de práticas realizadas em Portugal e Itália, respectivamente, Puccetti e Casaca. Ao investigar o estado do corpo cômico com os dois artistas percorre-se o caminho do corpo relacional e o campo das afecções: os vetores da receptividade. A comicidade sustenta-se fortemente na atmosfera da emergência e da vulnerabilidade ao convocar o corpo-criança a um engajamento do aqui e agora. O lugar do mestre também será um espaço de engajamento. Casaca e Puccetti ao atravessarem as experiências do corpo do aprendiz – convocando o terreno da emergência e vulnerabilidade – mergulham em estado de cumplicidade.

Downloads

Publicado

07-06-2023

Edição

Seção

Textos Completos