A POÉTICA DO TEATRO VISUAL ESTUDADA PELO TEATRO DIDÁTICO DA UNESP:

CONEXÕES COM O TEATRO PERFORMATIVO

Autores

  • Raphael Leon de Vasconcelos UNESP
  • Igor Erbert UNESP

Resumo

O Teatro Didático é um projeto de extensão da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) surgido em 1993. Em 2008, o professor doutor Wagner Cintra assumiu a coordenação deste e o grupo passou a investigar a linguagem do Teatro Visual sendo reconhecido como o único no Brasil a ter como principal mote de seu trabalho tal linguagem. A partir das suas atividades, foram produzidos os espetáculos “O Rio”, “Paulicéia Desvairada”, “Judas: Piedade para os ratos” e organizadas diversas oficinas com o intuito de expandir a poética do Teatro Visual. Este tipo de teatro procura se afastar da ideia de representação, que é bastante comum no drama. Etimologicamente, representação é apresentar algo que está ausente. A personagem no drama não possui uma encarnação própria; ela depende de uma atriz ou um ator, que possui toda uma corporeidade, para que possa existir para além das letras no papel. A representação consiste, então, em uma capacidade humana, dotada de raciocínio, para que se construa a ilusão de ver algo distinto. No Teatro Visual, o objeto e a matéria são postos em cena em toda a sua integridade. Não há o intuito de se fazer uma representação, mas sim apresentá-los pela sua própria imagem e forma. Assim, os objetos são manipulados com o intuito de formar contrastes e composições como uma tela de pintura em movimento. Não há uma história estabelecida de antemão que está sendo contada aos espectadores. Os próprios espectadores vão criando sentido a partir das imagens que vão sendo formadas. Estabelece-se, portanto, um efeito contemplativo em que o público é convidado a despertar o seu próprio arcabouço teórico para interpretar o que, de fato, está ocorrendo (sem ilusões cênicas) diante de seus olhos. Algo que pode ser relacionado a arte da performance, já que também não há uma representação, e sim uma experiência real, concreta. O presente trabalho pretende explorar as conexões entre essas duas artes e discutir o potencial artístico do Teatro Visual. PALAVRAS-CHAVE Teatro Didático; Teatro Visual; Performance

Biografia do Autor

Igor Erbert, UNESP

Formado em Licenciatura em Arte Teatro pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e mestrando na linha de pesquisa Estética e Poéticas Cênicas (2022) pela mesma Universidade sob a orientação do Professor Doutor Wagner Cintra. Atuou em vários festivais no Brasil e exterior com os grupos Teatro Didático da UNESP e Teatro de Brancaleone. Com a Cia [Me]morando desenvolve pesquisas e estudos nas linguagens de contação de Histórias e pedagogia das máscaras, elaborando cenas, oficinas, espetáculos e performances cênicas.

Downloads

Publicado

07-06-2023

Edição

Seção

Textos Completos