INVENTIVIDADE E COMUNICAÇÃO: OS SIGNOS TEATRAIS NA CONCEPÇÃO DA ATMOSFERA CÊNICA

Autores

  • Lucas de Araújo Rocha Carvalho Universidade Federal de Alagoas

Resumo

RESUMO Durante os desdobramentos da pandemia, o fazer teatral passou por processos novos, em novas possibilidades de realização, por causa das limitações sanitárias. O presente artigo pretende expor os resultados obtidos através da pesquisa “A Técnica de Inventividade por meio de Études e da Atmosfera Cênica: Na Revisitação da Literatura de Graciliano Ramos”, fruto do PIBIC/CNPq/UFAL, que experimentou a aplicação online do método de etiud, de Konstantin Stanislavsky, em um estudo sobre a Atmosfera Cênica, segundo Böhme (1993), e as decisões simbólicas da dramaturgia criada para tanto, pensando montagem virtual e presencial, numa adaptação da obra do escritor alagoano Graciliano Ramos. Foram aportes para os processos criativos tanto o método russo, como estudos conceituais sobre a arte do ator, direção teatral e processos criativos, com Ostrower (1996), resultando no espetáculo “Fricções”, que estreou como um produto audiovisual em outubro de 2021, e se desdobrou posteriormente para execução ao vivo. PALAVRAS CHAVEAtmosfera Cênica, Dramaturgia, Etiud, Graciliano Ramos, Semiótica

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Publicado

22-06-2022

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Textos Completos