A INVENTIVIDADE POR MEIO DE ÉTUDES E DA ATMOSFERA CÊNICA: O PLANEJAMENTO DOS ENSAIOS COMO BASE À EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Angélica Louise Araújo Brandão Ufal

Resumo

RESUMO O projeto do Pibic 2020-2021 (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), "A Técnica de Inventividade por meio de Études e da Atmosfera Cênica: Na Revisitação da Literatura de Graciliano Ramos", orientado por Carla Medianeira Antonello, visou pesquisar a práxis em um exercício de retroalimentação, utilizando a metodologia sistematizada por Konstantin Stanislávski. O objetivo do meu estudo foi explanar sobre os resultados obtidos das experimentações no projeto com base nos ensaios, através do olhar do ator e da sua vivência durante todo o desenvolvimento do projeto. Os teóricos estudados nos apontaram caminhos sobre a atmosfera cênica, atmosfera criativa, trabalho do ator e études, auxiliando no processo criativo, criação da personagem e na encenação. O processo de estudo e criação foi desenvolvido em meio a pandemia com suas limitações e restrições, desta forma, o planejamento dos ensaios após todo o embasamento textual e a leitura da dramaturgia, foi crucial para ampliar o olhar dos pesquisadores nas experimentações. A dramaturgia foi escrita a partir de recortes das obras Caetés, Angústia, Insônia, com conto homônimo, e Infância, com o conto Um Cinturão de Graciliano Ramos, percebendo o desafio de trazer personagens importantes desta literatura e suas atmosferas. Assim, as experimentações através da etiud[1] - técnica usada para o desenvolvimento criativo e como uma maneira de estudar o papel por meio de uma ação física (KNEBEL, 2016) -, foram a mola propulsora de inventividade, elemento essencial para a construção de todas as cenas do espetáculo intitulado “Fricções”. PALAVRAS CHAVE  Études, Atmosfera Cênica, Encenação, Inventividade.   [1] Etiud, do polonês, termo com o mesmo significado de études, do Francês, significa estudos.

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Publicado

22-06-2022

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Textos Completos