Teatro em preto e branco – O processo de montagem da peça “Os Negros” de Jean Genet pelos alunos negros do Teatro Universitário da UFMG

Autores

  • Rogério Lopes da Silva Paulino Teatro Universitário - UFMG

Resumo

RESUMO O objetivo deste artigo é realizar um relato crítico de uma experiência de criação teatral a partir de questões raciais no ambiente de uma escola técnica de formação de atores, o Teatro Universitário da UFMG. O argumento central está em abordar as implicações que a opção em dividir a turma entre alunos brancos e negros teve para o cotidiano dos alunos e professores, contribuindo para marcar a presença negra na escola e estimular o debate sobre questões raciais na formação teatral. Naquela ocasião foram montados dois espetáculos “Os Negros” e “A Cerimônia”, respectivamente adaptações de “Os negros” do dramaturgo francês Jean Genet e “Cerimônia para um negro assassinado” de autoria do espanhol Fernando Arrabal.  Representativas do denominado Teatro do Absurdo, elas possuem em comum, entre outros aspectos, o uso do metateatro, o diálogo com elementos rituais e religiosos, o protagonismo de personagens marginalizados pela sociedade e o fato de abordarem uma espécie de “banalização do mal”, que vai desde os crimes cometidos supostamente por amor, pelos personagens de Arrabal, até a problematização de como naturalizamos a morte de pessoas negras em Genet. PALAVRAS-CHAVERacismo, política de cotas, teatro do absurdo, negritude, teatro negro

Biografia do Autor

Rogério Lopes da Silva Paulino, Teatro Universitário - UFMG

Professor do Teatro Universitáio da UFMG. Possui Doutorado Direto em Artes Cênicas (2011) pelo Instituto de Artes da UNICAMP (através de bolsa FAPESP). É ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG (1995) e possui graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição(2002). Tem experiência na área de artes cênicas e antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: direção e atuação teatral, teatro de rua, máscara teatral, manifestações tradicionais da cultura popular, antropologia da arte e antropologia da festa. Foi professor do curso de Artes Cênicas da UNICAMP, do projeto Arena da Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, além de ter ministrado diversas oficinas de teatro e circo para crianças e adolescentes de projetos sociais. É empreendedor e elaborador de projetos culturais. Realizou estágio de doutoramento com bolsa CAPES-PDEE no Centro de Estudos de Antropologia em Lisboa/Portugal (2009). Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa "Teatro Público", do Teatro Universitário da UFMG.

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Publicado

22-06-2022

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