A LEITURA DRAMÁTICA COMO EXPERIMENTO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO
Autores
Eliana Rosa Correia
Universidade Estadual Paulista - UNESP
Resumo
O presente trabalho busca discutir e problematizar experiências virtuais, realizadas a partir de um experimento cênico digital, praticado como ação pedagógica no ensino remoto de teatro, efetuadas em plataformas digitais no período de pandemia entre maio e julho de 2020. Esse processo foi desenvolvido por estudantes e professores, em uma escola de ensino profissionalizante de teatro, na cidade de São Paulo. Entendendo que a tecnologia faz parte dos processos criativos virtuais e amplia o campo do visível, possibilitando novas relações espaço-temporais e novas modalidades visuais, estabeleceu-se como principais objetivos, ampliar o repertório dos estudantes e despertar o desenvolvimento interpretativo da linguagem teatral, propondo o desenvolvimento e apresentação de uma leitura dramatúrgica, a partir de fragmentos do texto “Um Bonde Chamado Desejo” de Tennessee Williams. Com o intuito de realizar uma apresentação digital ao vivo, que integrasse atores e espectadores no experimento digital, foi proposto a construção de um exercício cênico, que se aproximasse da linguagem audiovisual. Nesse novo corpus de investigação, que reinventa conteúdos e provoca novas leituras, recorremos as experiências virtuais, apontando alguns elementos do audiovisual nessa ação experimental e buscamos a leitura dramática como meio expressivo, propondo uma comunicação particular com o público.
PALAVRAS CHAVE
Ensino. Teatro. Digital. Experimento. Pedagógico.