Da Rosa salta gafanhoto

Trânsitos entre kata pessoal e poesia corpórea

Autores

  • SILVIA DO SOCORRO LUZ PINHEIRO Universidade Federal do Pará
  • Ivone Xavier Universidade Federal do Pará - PPGARTES-UFPA

Resumo

           Este é um artigo resumo, que foi dividido em cinco travessias, que tem como espaço de pesquisa o processo de criação do ritual poético Da Rosa salta Gafanhoto, assumindo-a como poética e metodologia de minha pesquisa de doutoramento. Que transita pela dimensão feminina da Samurai, Gueixa e Criança Luz inerente à pesquisadora e suas relações com as poéticas corpóreas de cada uma delas. A pesquisa declara ser o gafanhoto que salta da rosa e assume como corpo da pesquisa esse salto que ele dá e se metamorfoseia nas três figuras femininas que aparecem nessa travessia, as quais são fantasmas que orbitam à pesquisadora, ou fendas por onde o processo de criação se espalha. A poética e metodologia usada na pesquisa, perpassa no processo de perceber a metamorfose da palha que ao secar e começar a morrer, se torna flexível, se enrola em flor para depois saltar em forma de gafanhoto, essa foi a metodologia utilizada. Alguma coisa que se desenrola, mas, primeiro ela seca e vai em direção à morte, seria uma metodologia da morte? Do perecimento? Uma poética do perecimento, um método poético de trabalho, mas, o que é isso? Um método de flexibilidade poética, onde contém o treinamento Kata pessoal, os três mascaramentos. Apresento como suporte teórico o conceito de pesquisa performativa que abraça essas proposições para os estudos práticos realizados e para a construção da escrita que emana das práticas da sala de trabalho. A pesquisa performativa aqui é entendida conforme os preceitos de Brad Haseman (2015). O condutor da pesquisa é essa metodologia poética flexível – Da Rosa salta gafanhoto -, onde a artista-marcial apresenta o conceito de autocriação, por assegurar que enquanto gera a obra vivencia muitos devaneios, indagações lugares vazios da artista marcial e afinamentos de coerência diante do mundo que a cerca e a si mesma, passando a autocriar-se, sendo assim um processo de criação da obra e autocriação de si diante das diferenças de si.

Biografia do Autor

SILVIA DO SOCORRO LUZ PINHEIRO, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Artes pelo PPGARTES-UFPA 9programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará

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Publicado

07-06-2023

Edição

Seção

Textos Completos