Nesta pesquisa é apresentado alguns procedimentos de jogo adotados nas investigações sobre improvisação em dança desenvolvidas no ano de 2020, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia mundial de COVID-19, realizados pelo grupo Núcleo de Estudos de Improvisação em dança. O grupo tinha como objetivo estabelecer relações sensíveis de escuta do movimento na interação entre os integrantes do grupo junto às informações digitais adotadas. Os jogos de improvisação foram realizados em dois tipos de ambientes virtuais: em aplicativos de mensagem instantânea e em plataformas de videoconferência.
Biografia do Autor
Patrícia Chavarelli, UFU
Doutoranda em educação pelo PPGED/UFU. Docente efetiva na UFU. Membro do Núcleo de Estudos de Improvisação em Dança - NEID e do BANDO - coletivo de artistas improvisadores. Estuda as correlações entre dança, educação somática, improvisação, processos educativos.
Luciana Arslan, UFU
Professora do curso de Artes Visuais da UFU, é graduada em licenciatura em Artes Visuais (FASM) - está finalizando o bacharelado em dança (UFU) - mestre em Artes (UNESP), doutorado em Educação (USP) e estágio pós-doutoral no Center for Body, Mind and Culture na FAU ( E.U.A).