QUADRO DE ANTAGÔNICOS

o corpo do ator nos processos criadores na Pequena Companhia de Teatro

Autores

  • José Cláudio Marconcine IFMA - Campus Centro Histórico
  • Ricieri Carlini Zorzal
  • Andréia Paris

Resumo

Este artigo se propõe a analisar como o corpo do ator se insere nos processos criadores da Pequena Companhia de Teatro. Para isso considera o Quadro de Antagônicos, procedimento adotado pela companhia para treinamento de ator e composição de personagens. Os referenciais teóricos aportados são a Antropologia Teatral de Barba e a Teoria do Corpomídia em Greiner e Katz. A metodologia de pesquisa é o estudo de caso, tendo como fonte de dados a pesquisa bibliográfica e documental. O tratamento e análise dos dados coletados terá como referência a Análise Textual Discursiva. A partir da análise dos dados coletados e da construção deste artigo, conclui-se que o entendimento do corpo do ator, na tentativa de construir a sua própria dramaturgia, acessa primeiro a compreensão da dramaturgia do corpo. Nessa perspectiva, o Quadro de Antagônicos possibilita ao corpo do ator a construção de sentido, necessária à sua escrita.

Biografia do Autor

Ricieri Carlini Zorzal

Doutor em Música e professor permanente dos programas PgCult e PPGAC da UFMA.

Andréia Paris

Doutora em Teatro, professora efetiva do Centro de Artes e adjunta no Curso de Licenciatura em Teatro da URCA.

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Publicado

22-06-2022

Edição

Seção

Textos Completos