Mascaramento Digital:

processos criativos híbridos no ensino de teatro e arte online.

Autores

  • Lucas Emanuel Silva Araújo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

RESUMOEste texto reúne aspectos da comunicação realizada a partir dos rastros presentes em processos criativos e formativos de Teatro e Arte, na educação básica, vivenciados remotamente, desde março de 2020, que levaram o autor a conceituar a noção de Mascaramento Digital. Desta forma, o autor conversa com as estratégias metodológicas da Crítica Genética (Salles, 2008), e reconhece como as poéticas próprias (Machado, 2015) e as antiestruturas (Turner, 1974), instauram uma presença híbrida de artista-pesquisador-professor, em uma interação mediada tecnologicamente, o que se aproxima da noção de tecnovívio (Dubatti, 2008).Palavras-chave: Mascaramento Digital. Pedagogia das Artes Cênicas. Ensino Remoto. Educação básica.

Downloads

Publicado

28-06-2021

Edição

Seção

Textos Completos