Putas, ruas, vias e veias

A dança como política de aparecimento

Autores

  • CAROLINE CASTELO UFPA

Resumo

RESUMO Este trabalho teve como objetivo compreender a poética em dança com uma política de aparecimento a partir do espetáculo Nas brenhas, baseado nas narrativas de mulheres prostitutas do bairro da Campina, na cidade de Belém- Pa. A obra, apresentada na rua, foi protagonizado por estas mulheres, que também assinaram, junto a direção, a dramaturgia do espetáculo. Na pretensão de alargar os olhares para uma luta histórica deste coletivo, a dança é compreendida como um meio capaz de gerar políticas de aparecimento, sobretudo a grupos minoritários, marginalizados e invisibilizados socialmente, seja pelo poder público, seja pelos próprios vizinhos que habitam o mesmo bairro.   PALAVRAS-CHAVE: Rua. Puta. Dança. Política   ABSTRACT   This work aimed to understand dance poetics with na appearance policy based on the show Nas Brenhas, created through the narratives of women prostitutes from the neighborhood of Campina, in the city of Belém-Pa. Women, Who also to signed, with the direction, tha dramaturgy of the show. In the attempt to widen the eyes to a historic struggle of colletive, dance is andertood as a means capable of generating polices od appearance, especially to minority, marginalized and invisible groups, eithrt by public Power, or by neighbors Who inhabit the same neighborhood.   KEYWORDS: Street. Whore. Dance. Political.  

Downloads

Publicado

28-06-2021

Edição

Seção

Textos Completos