Ocup[ação] Urbana

reflexões sobre condutas repressivas da (in)segurança pública para com artistas do corpo

Autores

  • Jamysson Ian Lima Souza Universidade Federal da Paraíba

Resumo

                                                                                            RESUMO                                                                                                                              O presente resumo trata de um relato de experiência a partir das vivências “artivistas” do autor, onde se questiona a figura da segurança pública em suas condutas repressivas para com os fazedores de arte. A partir desse recorte cênico-performativo, busca-se evocar discussões acerca das intervenções performáticas em espaços públicos e os múltiplos atravessamentos de censura, perseguição e cercamento na contemporaneidade brasileira, movida e fomentada por uma máquina governamental neofascista, que cria táticas de opressão em prol de um moralismo conservador. A partir dessas costuras reflexivas, políticas e poéticas sobre a existência da liberdade na atualidade, a rua, se faz chão sustentador para refletir novas ocupações corpóreas e artísticas, borrando estéticas hegemônicas, alcançando outros públicos e, subvertendo as estruturas autoritárias de poder. Ademais, sustenta esse estudo algumas abordagens teóricas, como: “Corpomapa”, conceito apresentado por Líria de Araújo Morais, as discussões sobre “Coreopolítica e Coreopolícia” propostas por André Lepecki e, o pensamento sobre “corpos em alianças nas ruas”, colocado por Judith Butler. Nesse contexto dialógico, instiga-se aqui, o pensamento sobre (re)existência do artista que intervém na rua contra a (in)segurança pública; essa que avança e violenta esses sujeitos inquietos, que desarticulam ritmos do espaço.                                                                                                                                                                                            Palavras-chave: Ocupação Urbana. Repressão. Performance. Liberdade de Expressão.                                                                                             ABSTRATC                                                                                                                          This present study is an experience report from “artvists” experiences of the author, which questions the figure of public security in their repressive conducts against the art markers. From this scenic-performative excerpt, it aims to evoke discussions on performing-interventions in public spaces and their multiples acts of censorship, persecution and enclosure in the Brazilian contemporaneity, motivated and fostered by a governmental neo-fascist machine, that creates tactics of oppression toward a conservative moralism. Due to this reflective seams, politics and poetries about the existence of freedom nowadays, in the streets, are part of a supportive ground to reflect on new corporeal and artistic occupations, blurring hegemonic esthetics, achieving other publics and subverting the authoritarian structures of power. Furthermore, this study is supported by some theoretical approaches as: “Bodymap”, concept coined by Líria de Araújo Morais, the discussions on “Choreopolitic and Choreopolice”, proposed by André Lepecki, and the thinking on “bodies in alliances in the streets”, stated by Judith Butler. In this dialogic context, it is instigated here the thinking on (re)existence of the artist who intervenes in the streets against the public (non)security; which moves forward and violate those restless beings that disarticulate rates of space.                                                    KEYWORDS: Urban Occupation. Repression. Performance. Freedom of expression.

Downloads

Publicado

28-06-2021

Edição

Seção

Textos Completos