Sigo caminhando na sala de trabalho ora para frente, ora para trás, outrora para direita e/ou esquerda...piso no chão e me desnudo de tudo que aprisiona meu corpo, este começa a desvendar o espaço, fala, grita, geme e aos poucos experimenta a delicadeza de Ser corpo – flui a delicadeza. A gentileza que está em meu corpo, permite isso. Nesse processo de aprender a pisar no chão, deixar os pés lamberem o solo, como se fossem me enraizar, esse arrastar dos pés me faz esvaziar, desaparecer e assim perceber o meu corpo, um corpo outro, este ocultado pelas minhas vestes pretas de trabalho, que há anos o encobriam e o emudeciam. Nessa fase de minha pesquisa de doutoramento, cujo título é Kata Pessoal: uma metodologia dialética entre o treinamento psicofísico e a criação cênica, percebi que esse desnudamento se deu pelo estado de esgotamento do pensar, esse que muitas vezes limita, priva o corpo de ser espontâneo, de criar matrizes corporais, partituras, onde o próprio corpo é o seu próprio indutor de criação. A pesquisa de doutorado que faço tem como base o judô, uma continuação da pesquisa de mestrado, onde fora construído o que chamo de Kata Pessoal, uma sequência de partituras corporais criadas por cada atuante do grupo que realizou a pesquisa de mestrado. Atualmente, estou a criar um método que conecte esse kata pessoal com a criação de um solo teatral, sendo que o indutor dessa criação está acontecendo por meio dos movimentos do próprio kata pessoal, desenvolvidos e praticados por mim, sendo que essa criação se dá com movimentos e princípios oriundos da arte marcial em questão. A escrita movente deste artigo é provocada pelo cotejo que mantenho com: (OHNO, 2016), (BARBA,2009), (BURNIER, 2009), (VARLEY, 2010), (CARRERI,2011), (ARTAUD, 2006), (ZARRILI, 1993), (LIMA, 2005) dentre outros.
Palavras-chave: Kata Pessoal. Treinamento Psicofísico. Teatro.
Biografia do Autor
SIlvia Luz, Universidade Federal do Pará
Doutoranda em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES do Instituto de Ciências das Artes – ICA/UFPA e Artista pesquisadora do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA/UFPA
Ivone Xavier, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências e Artes (ICA), vinculada à Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). Compõe o quadro de professores do Programa de Pós-graduação em Artes em Rede Nacional (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado e Doutorado) PPGARTES-UFPA.