TÉCNICA PESSOAL E ORGANICIDADE NO TEATRO MUSICAL

A composição coreográfica como experiência de si

Autores

  • Maria Victória Almeida Aben Athar Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Juan Silva PPGARTES UFPA

Resumo

RESUMO A presente pesquisa pretende fazer uso de conceitos estudados no componente curricular Laboratório de Interpretação Cênica, ministrado na Universidade Federal do Pará (UFPA) dentro do curso de Licenciatura em Dança durante o período 2020.2 pelo professor Me. Juanielson Alves Silva, tais como corpo fictício (ALCÂNTARA, 2013), técnicas pessoais e organicidade (FERRACINI, 1998) para discorrer sobre a composição coreográfica como experiência de si no Teatro Musical, uma articulação entre os conceitos anteriormente referidos e  minha pesquisa-experiência em dança enquanto pesquisadora-artista-docente, Coreógrafa e Atriz na Cia Discrepantes de Teatro Musical em Belém do Pará. Para tal, como abordagem metodológica, além de expor algumas de minhas técnicas pessoais de composição coreográfica, provenientes da experiência do teatro musical, dialogo com autores, tais como os supracitados Alcântara (2013) e Ferracini (1998), que possibilitam refletir sobre cena e organicidade, com Veneziano (2010) e Bergamo (2014), para compreender os quesitos específicos do teatro musical; Souza (2018), Lima (2016), Marques e Xavier (2013) para problematizar questões como técnica e composição coreográfica. Como resultante, argumento que o foco na busca por uma organicidade na coreografia no teatro musical vai além das técnicas em si e encontra-se também nas abordagens metodológicas para criação e ensino destas técnicas, isto é, no “como” se acessa essa organicidade na composição coreográfica e no “como” criam-se metodologias que viabilizem o acesso do elenco do espetáculo musical à mesma no exercício de representação dessas coreografias. Palavras-chave: Organicidade. Teatro Musical. Técnica pessoal. Composição coreográfica. Processo criativo.   ABSTRACT This research intends to use concepts used on the curricular component Scenic Interpretation Laboratory, taugth on the Universidade Federal do Pará (UFPA), in the Dance Degree course during the period 2020.2 by the professor Msc. Juanielson Alves Silva, such as fictional body (ALCÂNTARA, 2013), personal techniques and organicity (FERRACINI, 1998) to discourse about choreographic composition as a self experience in musical theatre, an articulation among the previously mentioned concepts and my research-experience in dance as researcher-artist-teacher, Choreographer and Actress in Cia Discrepantes of Musical Theatre in Belém do Pará. To do so, as methodological approach, besides exposing some of my personal choreographic composition techniques, provided by musical theatre experience, I dialogue with authors, such as the aforementioned Alcântara (2013) and Ferracini (1998), which makes possible reflections about scene and organicity, with Veneziano (2010) and Bergamo (2014), to understand specific demands of musical theatre; Souza (2018), Lima (2016) and Marques and Xavier (2013) to problematize issues like technique and choreographic composition. As result, I argue that the focus on the search for organicity in musical theatre choreography goes beyond the techniques itselves and takes place also on the methodological approaches used for creating and teaching them, therefore, in the “how” to acess this organicity in choreographic composition and “how” to create methodologies that makes possible the acess by the musical show cast to it during the represention exercise of those choreographies. Keywords: Organicity. Musical Theatre. Personal technique. Choreographic composition. Creative process.

Biografia do Autor

Juan Silva, PPGARTES UFPA

Artista-professor-pesquisador em Artes/Dança. Pedagogo, técnico em Dança, mestre e doutorando em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA.

Downloads

Publicado

28-06-2021

Edição

Seção

Textos Completos