À deriva

um olhar autoetnográfico a partir da produção artística em confinamento

Autores

  • José Cláudio Marconcine IFMA - Campus Centro Histórico
  • Luciana Silva Aguiar Mendes Barros IFMA - Campus Centro Histórico

Resumo

Este artigo inventaria minha produção artística a partir do confinamento obrigatório pela pandemia do coronavírus Sars-Cov-2. Dadas essas condições, discuto a minha produção artística neste período (março a dezembro de 2020), dialogando com as adversidades provocadas pelo coronavírus Sars-Cov-2, como leitmotiv para esta produção, levando em consideração a ausência de recursos, as tecnologias disponíveis, a diversidade de linguagens e o distanciamento social, numa perspectiva de hibridez nos códigos de linguagem. Para tanto, utilizo a autoetnografia, a partir da compreensão das circunstâncias das obras produzidas no período. De natureza básica e com abordagem qualitativa, utilizei-me da pesquisa documental (vídeos das obras produzidas e Editais, Decretos e Projetos de Lei que regulamentaram a produção, o financiamento e o distanciamento social no período analisado) e bibliográfica. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam para pistas, indicativos e indícios de hibridez nas linguagens, bem como a utilização da estética do precário como alternativa de produção/realização. Além da escrita deste artigo criei um memorial dessa produção e disponibilizei-a em plataforma digital para consulta e acesso público. Palavras-chave: Autoetnografia. Hibridização. Sars-Cov-2. Arte em quarentena.   This article inventories my artistic production from the mandatory confinement due to the Sars-Cov-2 coronavirus pandemic. Considering these conditions, I discuss my artistic production during this period (March to December 2020), dialoguing with the adversities caused by the Sars-Cov-2 coronavirus, as leitmotiv 1 for this production, taking into account the lack of resources, the available technologies, the diversity of languages and social distancing, within a perspective of hybridity in language codes. For this purpose, I use autoethnography, based on the understanding of the circumstances of the works produced in the period. From a basic nature and with a qualitative approach, I used documentary research (videos of works produced and Public Notices, Decrees and Draft Laws that regulated production, financing, and social distancing in the analyzed period) and bibliographic research. The results obtained in this research point to clues, and indications of hybridity in the languages, as well as the use of the precarious aesthetic as an production/realization alternative. In addition to writing this article, as result of this research I created a memorial of this production and made it available on a digital platform for consultation and public access. Keywords: Autoethnography. Hybridization. Sars-Cov-2. Quarantined art.

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Publicado

28-06-2021

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