Iniciação à linguagem teatral – oficina de teatro da Academia Estudantil de letras da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: um relato de experiência
Autores
Audrey Cristina Barbosa
Unesp
Profa Dra Kathya Maria Ayres de Godoy
Universidade Estadual Paulista/Instituto de Artes
Resumo
RESUMO
Esse artigo apresenta um relato de experiência sobre as práticas pedagógicas de iniciação à linguagem teatral, aplicadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antenor Nascentes para estudantes do ensino fundamental I durante o processo de Oficina de Teatro da Academia Estudantil de Letras (AEL) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) em 2019. O objetivo é refletir sobre a relevância de projetos dedicados ao Teatro na escola pública. De que maneira essa linguagem artística promove a inclusão social dos educandos e auxilia no desenvolvimento das competências leitora e escritora. As atividades realizadas durante as aulas foram amparadas pelos conceitos de improvisação e jogos teatrais de Viola Spolin, além de jogos e brincadeiras da cultura popular.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro. Teatro Estudantil. Jogos Teatrais. Processo Colaborativo. Educação.
ABSTRACT
This article presents an experience report on the pedagogical practices of initiation to theatrical language, applied at the Municipal School of Primary Education Antenor Nascentes for students of elementary school I during the process of Theater Workshop of the Academia Estudantil de Letras (AEL) of the
Municipal Secretaria de Educacâo de São Paulo (SME) in 2019. The objective is to reflect on the relevance of projects dedicated to Theater in public schools. How this artistic language promtes the social inclusion of students and helps in the development of reading and writing skills. The activities carried out during the classes were supported by Viola Spolin’s concepts of improvisation and theatrical games, in addition to games and popular cultures games.
KEYWORD: Teather. Student Theater. Theatrical Games. Collaborative Process. Education.
Biografia do Autor
Profa Dra Kathya Maria Ayres de Godoy, Universidade Estadual Paulista/Instituto de Artes