Para experienciar um estado de espectador

Autores

Palavras-chave:

Espectador teatral, Estado de espectador, Coragem, Deslocamento, Temporalidade

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do espectador teatral. Identificando o papel assumido pelo espectador num evento artístico como um estado específico, distinto de seu estar no mundo enquanto ser vivente, aborda-se três elementos fundamentais: a coragem, enquanto disposição imprescindível ao sujeito-espectador; o deslocamento, como ação fundamental a ser realizada por aquelas e aqueles que assumem o papel de espectadores; e a temporalidade, como aspecto crucial para a instauração de uma efetiva relação entre espectadores e criação artística.

Biografia do Autor

Thiago de Castro Leite, Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação (2016) pela mesma instituição, com pesquisa intitulada "Teatro como experiência formativa: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt", sob orientação do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (2009). Foi aluno do curso de formação de atores do Conservatório de Tatuí (2001-2002) e atuou como bailarino, coreógrafo e diretor artístico-pedagógico na Cia de Dança Rits em Tatuí-SP (2008-2016), coordenando atividades de formação continuada em dança e criação e concepção de espetáculos. Ator-pesquisador da Nossa Trupe Teatral, integra desde 2011 o Grupo de Estudos sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo (GEEPC) da FE/USP. Docente do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da UDESC-SC entre agosto de 2017 e julho de 2019, atualmente leciona as disciplinas de Expressão Vocal e Iluminação no Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

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Publicado

30-05-2020

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Seção

Textos Completos