Dramaturgia em seu campo expandido: estudos de processos dramatúrgicos na dança, teatro e performance

Autores

Palavras-chave:

dramaturgia, dança, teatro, performance

Resumo

RESUMOA dramaturgia é um conceito nas artes da cena que vem se expandindo junto (no fazer artístico) e por vezes paralelo (em amplas discussões teóricas e publicações acadêmicas) aos desenvolvimentos das práticas cênicas. Essa expansão pode ser vista como um retorno do termo ao seu sentido primeiro da organização das ações, seja no suporte do texto ou na materialidade da cena e seus sistemas de signos. Falamos de dramaturgia do ator, da cena, do movimento, da dança, da luz, do tempo, sonora... tendo o conceito se transformado, ampliando o leque de opções, de fazeres e de linguagens que têm a dramaturgia como léxico. Dentro dessa perspectiva, propomos olhar para o conceito de dramaturgia hoje, associando-o à inquietações provindas do fazer cênico contemporâneo na dança, no teatro e na performance, não restrito à linguagens, estéticas e formas, mas sustentadas pela individualidade do sujeito e sua prática artista.Palavras-chave: dramaturgia, dança, teatro, performanceABSTRACTDramaturgy is a concept that has been expanding together (within artist practices) and at times paralell (in theoretical discussions and academic publications at large) to the developments of scenic practices. This expansion can be seen as a return to the term in its primary sense of an organization of actions, be it with the support of the text or in the materiality of the scene and its systems of sings. We speak of dramaturgy of the actor, of the scene, of movement, dance, light, time, sound… having the concept transformed, widening the possibilities of practices and knowing that have dramaturgy as a lexico. Within this perspective we propose to consider the term as it is practiced today, associating it to the questions raised by the contemporary dance, theatre and performance art making – not restricted to the styles, aestehtics and forms but supported by the individuality of the subject and its artistic practice.Keywords: dramaturgy, dance, theatre, performance art.

Biografia do Autor

Melina Scialom, UNICAMP

Melina Scialom é performer, coreógrafa, dramaturga e pesquisadora da dança. Pós-Doutoranda (FAPESP) do Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da UNICAMP. Fundadora do Núcleo de dança Maya-Lila (São Paulo, SP), Doutora em Dança (pela Universidade de Roehampton, Londres, UK), Mestre em Artes Cênicas (UFBA) e Especialista em Estudos Coreológicos (Trinity Laban, Londres), tem se dedicado à prática e pesquisa em dramaturgia da dança.

Guilherme Moreira, UNICAMP

Graduando do curso de Artes Cênicas da UNICAMP, bolsa de Iniciação Científica PIBIC/SAE 2018-2019.

Jean Carvalho, UNICAMP

Graduando do curso de Artes Cênicas da UNICAMP, bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2018-2019.

Isabela Tescarollo, UNICAMP

Bacharéu em Dança, Departamento de Artes Corporais, UNICAMP. Bolsa FAPESP processo n. 2018/13636-4

Downloads

Publicado

30-05-2020

Edição

Seção

Textos Completos