Três proposições para a noção de dispositivo cênico

Autores

  • Daniel Freire Guerra Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Dispositivo cênico, Ontologia da cena, Acontecimento cênico

Resumo

Neste ensaio, fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento, esboço uma contribuição teórica para a noção contemporânea de dispositivo cênico através de três proposições. Fundamento essas proposições num breve histórico do conceito filosófico de dispositivo, passando por Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben. Depois desenvolvo minhas próprias contribuições ao conceito — já transposto ao território das artes cênicas, por meio de Patrice Pavis — a partir principalmente de Deleuze e Jaques Lacan. Nessas três proposições desenvolvo as ideias de que: o dispositivo é uma dimensão ontológica de toda obra cênica; que todo dispositivo possui limites e regimes éticos; que na cena o real não irrompe, mas uma realidade acontece; e finalmente, de que é o acontecimento do dispositivo que produz a presença do artista, e não o contrário. Algumas outras contribuições deste breve ensaio são: uma reavaliação do status da noção de “real” nas artes cênicas, assim como a de “presença”, dois conceitos caros à história das teorias da cena.Palavras-chave: Teorias da cena. Dispositivo cênico. Filosofia. Ontologia da cena. Acontecimento cênico.In this essay, the result of a master's research in progress, I sketch a theoretical contribution to the contemporary notion of scenic apparatus through three proposals. I justify these proposals in a brief history of the philosophical concept of apparatus, through Michel Foucault, Gilles Deleuze and Giorgio Agamben. Then I develop my contributions to the concept — already transposed into the territory of the performing arts, through Patrice Pavis — based mainly on Deleuze and Jaques Lacan. In these three development I propose the ideas that: the apparatus is an ontological dimension of the entire scenic work of art; that every apparatus has limits and ethical regimes; at the scene the real does not “break up”, but a reality happens; and finally, is the happening of the apparatus that produces the artist's presence, and not the other way around. Some other contributions of this brief essay are: a revaluation of the status of the notion of "real" in performing arts, such as "presence", two dearest concepts in the history of the scenic theories.Keywords: Scenic Theories. Scenic Apparatus. Philosophy. Scenic Ontology. Scenic Happening.

Downloads

Publicado

30-05-2020

Edição

Seção

Textos Completos