Investigando a dramaturgia afetiva através da prática como pesquisa: espetáculo Memórias

Autores

  • Melina Scialom UNICAMP

Palavras-chave:

Dramaturgia, Afetos, Teatro, Dança

Resumo

                                                       RESUMOComo realizar uma dramaturgia que, ao invés de procurar tecer uma teia de sentidos, busca organizar afetos? Esta apresentação busca articular esta questão pela discussão sobre o processo de criação do espetáculo Memórias, que foi realizado a fim de se investigar modos de se criar (em dança e teatro) através da produção de afetos do corpo em movimento. Para tal, trazemos o conceito de afeto lançado por Espinosa e desenvolvido tanto por Deleuze quanto Massumi para conceituar o como temos trabalhado, seguindo o método da prática como pesquisa, na busca pela conexão entre movimento e afeto. Em seguida apresentamos os procedimentos práticos que realizamos para a criação de uma dramaturgia que busca tecer o (inter)subjetivo da experiência gerada tanto pelo corpo afetado quanto pelo corpo afetante nas movimentações realizadas em cena. Neste processo e consequentemente na dramaturgia afetiva, os performers se tornam os próprios dramaturgos do trabalho, já que a experiência sendo tecida e dramaturgicamente organizada parte dos próprios performers ao se moverem.Palvaras-Chave: Dramaturgia. Afetos. Processo de Criação. Prática como Pesquisa.                                                        ABSTRACTHow to create a dramaturgy that, instead of weaving a web of meaningful signs, it seeks to weave affects? This presentation attempts to articulate this issue through the discussion about the creative process of the performance entitled Memories, investigating ways of composing (in dance and theatre) through the production of affects of the body in motion. To establish this discussion and support our practice we draw on the concept of affect that was introduced by Spinoza and further developed by Deleuze and Massumi, within a practice-as-research scheme, where we seek to establish the connection between movement and affect. Then, we discuss the practical procedures we developed to create a dramaturgy that weaves (inter)subjective experience generated from both the body affected and by the affective body in motion during performance. In this process and consequently in the affective dramaturgy, the performers become the dramaturges of the work. This is because the experience that is being weaved and dramatically organized comes from the performers themselves when they are in motion.Keywords: Dramaturgy. Affect. Creative Process. Practice-as-Research.

Biografia do Autor

Melina Scialom, UNICAMP

Melina é artista-pesquisadora e professora colaboradora de dança e expressão corporal no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, com especialização em Estudos Coreológicos pelo Trinity Laban (Londres, Reino Unido, 2014); Doutora em Dança pela University of Roehamton (Londres, Reino Unido, 2015); Mestre em Artes Cênicas pela UFBA (2009); Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP (2004/2006), atualmente é pesquisadora de pós-doutorado e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, UNICAMP.

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Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos