As máscaras andarilhas: o ato de deslocar-se e o mascaramento na criação de intervenções teatrais

Autores

Palavras-chave:

máscaras, mascaramento, intervenção teatral, convívio criativo

Resumo

Esta comunicação pretende discutir dois elementos cênicos fundamentais no processo de criação do Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG: o mascaramento e o ato de deslocar-se pelo espaço urbano. O deslocamento será explorado aqui a partir de duas possibilidades em que ele acontece no trabalho do referido grupo, ou seja, o deslocamento em viagens de campo e o deslocamento para criação de cenas em residências teatrais por meio do convívio criativo. Nas duas abordagens a máscara encontra-se como elemento comum, pautando a relação com o espaço e seus ocupantes. As viagens de campo, por exemplo, são realizadas para o estudo de manifestações tradicionais da cultura popular brasileira que tem a máscara e o deslocamento espacial como elementos fundantes, como a Folia de Reis. Por outro lado, o grupo costuma propor processos de ocupação e de residências teatrais em diferentes espaços urbanos estabelecendo estratégias de convivência mediadas pelo mascaramento que, por sua vez, favorece a criação de estruturas de intervenção cênica que acontecem de maneira itinerante por diversos espaços. O conhecimento prático produzido pelo grupo nestas experiências será abordado a partir de alguns dos trabalhos criados pelo Teatro&Cidade em Belo Horizonte e Tiradentes.

Biografia do Autor

Rogério Lopes da Silva Paulino, Teatro Universitário - UFMG

Professor do Teatro Universitáio da UFMG. Possui Doutorado Direto em Artes Cênicas (2011) pelo Instituto de Artes da UNICAMP (através de bolsa FAPESP). É ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG (1995) e possui graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição(2002). Tem experiência na área de artes cênicas e antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: direção e atuação teatral, teatro de rua, máscara teatral, manifestações tradicionais da cultura popular e intervenção teatral. Foi professor do projeto Arena da Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, além de ter ministrado diversas oficinas de teatro e circo para crianças e adolescentes de projetos sociais. É empreendedor e elaborador de projetos culturais. Realizou estágio de doutoramento com bolsa CAPES-PDEE no Centro de Estudos de Antropologia em Lisboa/Portugal (2009). Atualmente é coordenador do Teatro&Cidade- Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos