A história da encenação brasileira - um fragmento feminino

Autores

Palavras-chave:

Encenadoras, Mulheres, história

Resumo

Este artigo está pautado na pesquisa desenvolvida para a elaboração da dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP, sob a orientação da Profa. Dra. Letícia Mendes de Oliveira e tem como objetivo discutir questões relacionadas às encenadoras mulheres brasileiras e sua história. O texto também cita diretoras precursoras da profissão no mundo, sua (in)visibilidade diante de nomes masculinos. O presente trabalho faz uma breve análise em torno de nomes como Edith Craig, Cosima Wagner, Bibi Ferreira, Dulcinda Moraes, Henriette Morineau,  Christiane Jatahy e Cibele Forjaz. A pretensão aqui é  salientar uma discussão sobre a inscrição das mulheres no teatro, sobretudo na função de diretoras teatrais.

Biografia do Autor

  • Júlia Sant'Anna dos Santos Veras, Universidade Federal de Ouro Preto
    Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto

Referências

ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.

ANDRADE, Ana Lúcia Vieira de e CARVALHO, Ana Maria de Bulhões. A mulher no teatro brasileiro no século XX. São Paulo: Hucitec, 2008.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ASTON, Elaine. An introduction to feminist theatre. Routledge: USA and Canada,1995.

ASTON, Elaine. Feminist Practice: A handbook. Routledge: London/ New York, 1999.

COSTA, José da. Uma teia sobre o cotidiano: entrevista com Christiane Jatahy. Revista sala preta. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP, vol. 15, n. 2, p. 211-230, 2015.

FÉRAL, Josette. Além dos limites. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GUZIK, Alberto. 'Bonde' faz do público testemunha da violência. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8 mar. 2002. Caderno 2.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007

MONTEIRO, Gabriela Lírio Gurgel. Entre teatro e cinema: a reivenção da imagem em E se elas fossem para Moscou?, de Christiane Jatahy. Sala Preta, São Paulo, v. 15, p. 302-316, 2015.

OLIVEIRA, Leticia Mendes. (In)visibilidade e empoderamento das encenadoras no teatro brasileiro. Florianópolis: Urdimento, 2018.

SILVA, Rosimere da. No passo da lanterna: em busca do teatro feminista brasileiro contemporâneo. Florianópolis, 2012. Dissertação (mestrado) -Programa de pós-graduação em Teatro , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

VINCENZO, Elza. Um teatro da mulher. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos