A história da encenação brasileira - um fragmento feminino

Autores

Palavras-chave:

Encenadoras, Mulheres, história

Resumo

Este artigo está pautado na pesquisa desenvolvida para a elaboração da dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP, sob a orientação da Profa. Dra. Letícia Mendes de Oliveira e tem como objetivo discutir questões relacionadas às encenadoras mulheres brasileiras e sua história. O texto também cita diretoras precursoras da profissão no mundo, sua (in)visibilidade diante de nomes masculinos. O presente trabalho faz uma breve análise em torno de nomes como Edith Craig, Cosima Wagner, Bibi Ferreira, Dulcinda Moraes, Henriette Morineau,  Christiane Jatahy e Cibele Forjaz. A pretensão aqui é  salientar uma discussão sobre a inscrição das mulheres no teatro, sobretudo na função de diretoras teatrais.

Biografia do Autor

Júlia Sant'Anna dos Santos Veras, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto

Referências

ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.

ANDRADE, Ana Lúcia Vieira de e CARVALHO, Ana Maria de Bulhões. A mulher no teatro brasileiro no século XX. São Paulo: Hucitec, 2008.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ASTON, Elaine. An introduction to feminist theatre. Routledge: USA and Canada,1995.

ASTON, Elaine. Feminist Practice: A handbook. Routledge: London/ New York, 1999.

COSTA, José da. Uma teia sobre o cotidiano: entrevista com Christiane Jatahy. Revista sala preta. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP, vol. 15, n. 2, p. 211-230, 2015.

FÉRAL, Josette. Além dos limites. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GUZIK, Alberto. 'Bonde' faz do público testemunha da violência. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8 mar. 2002. Caderno 2.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007

MONTEIRO, Gabriela Lírio Gurgel. Entre teatro e cinema: a reivenção da imagem em E se elas fossem para Moscou?, de Christiane Jatahy. Sala Preta, São Paulo, v. 15, p. 302-316, 2015.

OLIVEIRA, Leticia Mendes. (In)visibilidade e empoderamento das encenadoras no teatro brasileiro. Florianópolis: Urdimento, 2018.

SILVA, Rosimere da. No passo da lanterna: em busca do teatro feminista brasileiro contemporâneo. Florianópolis, 2012. Dissertação (mestrado) -Programa de pós-graduação em Teatro , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

VINCENZO, Elza. Um teatro da mulher. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos