Cartografias do caos: o programa performativo como dispositivo da presença na performance Buraco Negro.

Autores

Palavras-chave:

arte da performance, presença, dispositivos, programa performativo.

Resumo

A performance Buraco Negro se configura enquanto uma instalação performática, remontando aos signos da loucura, do erótico, do caos e outras possíveis leituras. Eleonora Fabião (2013) propõe pensar o programa performativo como o norteador na ação da performance. Abordaremos aqui o programa performativo como um dispositivo da presença. Apresentaremos o processo criativo da performance/instalação Buraco Negro (2017), performada pelo grupo de pesquisa Asfalto – texturas entre artes e filosofia. Ao olhar para o programa performativo, nos coloca de frente com as forças que habitaram os performers e o processo criativo do trabalho, e como esse processo de estabelecer um programa ativa uma qualidade de presença nos corpos, efetivando um dispositivo de presença. Como o programa performativo pode operar enquanto um dispositivo de presença? Quais forças atravessaram os corpos dos performers na performance Buraco Negro? Portanto, iremos apresentar o processo criativo junto ao programa performativo da performance, e assim, elencar os dispositivos que operaram e efetivaram o estabelecimento da presença.

Biografia do Autor

Juscelino Ferreira Mendes Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Formado em Psicologia pela Universidade de Rio verde (UNI-RV), mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa temas relacionados a subjetividade, corpo, performance art, dança e filosofia.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto et all. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (Coleção a).

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. Revista Lume, n.4, p. 1-10. 2013.

FERRACINI, Renato; FEITOSA, Charles. A questão da presença na filosofia e nas artes cênicas. Uberlândia. Revista Ouvirouver, V.13, N.1, p.106-118. 2017.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, v.1, n.2, p. 241-251. 1993.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos