A ONTOLOGIA IMANENTE DA OBRA CORPOGRÁFICA

Autores

  • Robson Farias Gomes Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ontologia, Dança Imanente, Plié, Ser para o que se é

Resumo

Este trabalho consiste numa análise cênico-teórica das repercussões imanentes, na perspectiva ontológica, do fazer-conhecer-ser em dança. A Teoria da Dança Imanente (2010), criada pela pensadora do corpo e da dança Ana Flávia Mendes, apresenta o processo artístico que envolve o ente performer na cena corpográfica de forma tridimensional: (i) a dimensão do "fazer" ou metodológica; (ii) a dimensão do "conhecer" ou epistemológica e; (iii) a dimensão do "ser" ou ontológica, em dança. Propomos neste estudo investigar tanto em ordem cênico-corpórea quanto analítico-bibliográfica o (des)lugar do ser na obra corpográfica imanente. Para tanto, procedimentos de recepção conceitual e experimentação cênicas foram vivenciados com fins de compor um arquétipo imanente de repercussões ontológicas em performance do movimento traçando um plano de composição performativo de si, em si e por si. O corpo inabitual é a ênfase do processo de imanência na dança e, por este viés, pretendemos dissecar (MENDES, 2010) o ente ontológico da cena numa dupla medida, a cênica e a teórica, em dança.

Biografia do Autor

Robson Farias Gomes, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA).

Referências

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado.

_____. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DINIZ, T. N; SANTOS, G. F. L. História da Dança – Sempre. Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas. Org. DONAT, M; IVANO, R. Londrina: Eduel, 2008.

FISCHER-LICHTE, E. Estética de lo performativo. Madrid. Abada Editores, 2011. LOUREIRO, J. J. P. A conversão semiótica na arte e na cultura. Editora Universitária UFPA, 2007.

MENDES, Ana Flávia. Dança Imanente: uma dissecação artística do corpo no processo de criação do Espetáculo Avesso. São Paulo: Escrituras Editora, 2010. PAREYSON, L. Os problemas da estética (1984). 3º ed. São Paulo, Livraria Martins Fontes Editora, Trad. Maria Helena Nery, 2001.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos