Saída de Emergência: oficina e intervenção – relato sobre experiência formativa na relação do nariz vermelho com rua.

Autores

  • Giovanna Zottis Unicamp

Palavras-chave:

Palhaça. Rua. Nariz Vermelho. Formação. Saídas de Palhaço.

Resumo

O presente texto trata da apresentação de trabalho intitulada “Saída de Emergência: oficina e intervenção – relato sobre experiência formativa na relação do nariz vermelho com rua”, realizada no VIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas. A mesma foi composta pelo breve relato da experiência de formação da autora; pelo relato da experiência formativa continuada chamada Saída de Emergência (oficina/intervenção) desenvolvida durante dois anos em Porto Alegre; e pela apresentação de registros fotográficos da mesma. No relato é apresentado o desenvolvimento e aprimoramento da estrutura da Saída de Emergência ao longo de suas 25 edições, bem como traz um ponto de vista sobre as potencialidades do palhaço na relação com o espaço urbano. A autora relaciona estas experiências, apontando os caminhos que levaram a elaboração de sua atual pesquisa de mestrado em andamento no PPGADC/UNICAMP.

Biografia do Autor

Giovanna Zottis, Unicamp

Mestranda; Orientação Renato Ferracini. Graduada em Teatro: Licenciatura UERGS/FUNDARTE, Montenegro/RS. Atriz, professora de teatro, produtora cultural e palhaça, integrante e fundadora da TrupeZonaDeTeatro e do NIC - Núcleo de Investigação Clownesca, Porto Alegre/RS.

Referências

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: Editora SENAC São Paulo; Edições SESC SP, 2010.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos