Enlouqueço-me Diante da Minha Lucidez [a atuação esquizofrênica rubeniana] – Uma Conferência Performativa

Autores

Palavras-chave:

Rubens Corrêa, Antonin Artaud, Inconsciente, Atuação Esquizofrênica, Conferência Performativa

Resumo

O presente trabalho não é, se não, o compartilhamento do texto dramatúrgico criado para a conferência performativa Enlouqueço-me Diante da Minha Lucidez [a atuação esquizofrênica rubeniana], obra derivada do processo investigativo deste artista-pesquisador que se deu em seu mestrado recém-concluído neste último ano. A conferência em questão, enquanto trabalho artístico, teve sua estreia dentro do referido Simpósio do LUME. Desde então, o desejo pulsante (e mais honesto) para a atual publicação foi o de dividir, pura e simplesmente, os devaneios que perambulam tal dramaturgia – interligados com as questões referentes à pesquisa em si –, de modo que, ele – o desejo –  fora aqui respeitado. O artista envolvido por sua relação com um dos mais importantes atores e diretores do teatro brasileiro, Rubens Corrêa (1931-1996), que, por sua vez, embebeda-se dos pensamentos artísticos-vitais de Antonin Artaud (1896-1943), até que por fim se encontra com a (própria) louca-lúcida-loucura dentro do pensar-fazer atoral.

Biografia do Autor

Guilherme Conrado Pereira Ríspolli, Universidade Federal de Uberlândia

Artista e professor de teatro. É mestre em Artes Cênicas e graduado em Teatro (Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia, cujas práticas investigativas estão voltadas para os campos de Interpretação/Atuação/Improvisação e treinamento corpóreo-vocal do ator. Além disso, busca em seu fazer um diálogo constante com outras linguagens artísticas, tais como: canto, dança e performance. Ministrou aulas em quatro escolas de ensino não-formal da cidade de Uberlândia/MG. É membro da Cia. Teatral Confraria Tambor (2010 - atualmente), Cia. It (2012 - atualmente), Grupo Strondum (2017 - atualmente) e Núcleo 2 - Coletivo de Teatro (2019).

Referências

ARTAUD, Antonin. Eu, Antonin Artaud. Tradução de Aníbal Fernandes. Lisboa: Assírio e Alvim, 2007.

CORRÊA, Rubens; DE ALBUQUERQUE, Ivan. Artaud!: Colagem de Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque. Maceió: Fundação Casa do Penedo/SERGASA, 1994.

FONTA, Sérgio. Rubens Corrêa: Um Salto para Dentro da Luz. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

KHOURY, Simon. Bastidores. Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2000. (Série Teatro Brasileiro).

RÍSPOLLI, Guilherme Conrado Pereira. Rubens Corrêa é Artaud!: as manifestações (do) inconsciente/s no trabalho do ator [uma busca pela atuação esquizofrênica rubeniana]. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

SALLES, Nara Graça. Sentidos: uma Instauração Cênica, Processos Criativos a partir da Poética de Antonin Artaud. 2004. 269 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Escola de Dança.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos