Voz em vós: o reconhecimento do humano através da voz no teatro

Autores

  • Shadiyah Venturi Becker Instituto de Artes da UNESP

Palavras-chave:

Teatro, vocalidade, individuação, respiração

Resumo

Este trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica, pesquisa em andamento financiada pela FAPESP, que tem como tema a importância da vocalidade na formação e no trabalho do ator. A vocalidade é considerada a partir do conceito da filósofa Adriana Cavarero (2011): como o próprio da voz que revela a singularidade do ser humano. Através dessa perspectiva, propõe-se analisar como a vocalidade pode ser uma via de acesso à uma comunicação mais sensitiva, que dê mais espaço para uma relação sensorial se estabelecer e, a partir de sua escuta, seja possível reconhecer o ser humano presente na unicidade de sua própria voz. Questiona-se também o logocentrismo vigente que prioriza a palavra em detrimento da voz, afetando a percepção do emissor da fala em relação a si mesmo e ao outro, uma vez que voz é relação, e quando não há escuta a conexão entre os falantes é prejudicada. A pesquisa estrutura-se em duas etapas: a primeira debruça-se na investigação teórica das obras Vozes plurais: filosofia da expressão vocal  (2011) de Adriana Cavarero e Performance, recepção e leitura (2007) de Paul Zumthor. O segundo momento será empírico, propondo uma experimentação em um grupo de até dez atores com práticas de respiração, tais como a Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf e com o método de preparo do ator do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), desenvolvido por Antunes Filho. Nessa parte prática o trabalho será direcionado para que os participantes tenham uma escuta atenta e sensível, que possa abrir espaço para o surgimento de novas vozes, histórias e gestus, de modo a catalisar novas ações e caracteres do meio em que estão inseridos. Espera-se com esta pesquisa demonstrar que com uma escuta apurada e a libertação da própria voz, o performer possa entrar em um estado mais instintivo e intuitivo, acessando mais facilmente o material inconsciente individual e coletivo e, consequentemente, as necessidades da própria obra ou suas inquietações.

Biografia do Autor

Shadiyah Venturi Becker, Instituto de Artes da UNESP

Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação; Bacharelado em Artes Cênicas.

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Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos