A prática do seitai-ho (educação corporal japonesa) como experiência no corpo

Autores

  • Beatriz Yamada Sano Unicamp

Palavras-chave:

Dança

Resumo

O foco gerador deste trabalho é a reflexão da prática corporal japonesa –seitai-ho como experiência no corpo e o conhecimento de si. O intuito também, será de apresentar um breve histórico do seitai-ho no Japão, e sua implementação a partir do projeto Jardim dos Ventos coordenados por Toshiyuki Tanaka e Maria Cecília Ohno que são os pioneiros na propagação destas práticas no Brasil. E relatar impressões que foram feitas ao longo dos anos de prática da pesquisadora com o professor Tanaka relacionando com a criação artística em dança.Palavras chaves: Seitai-ho. Prática Corporal Japonesa. Experiência no Corpo. Conhecimento de Si.

Biografia do Autor

Beatriz Yamada Sano, Unicamp

Instituto de ArtesArtes da Cena

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002, p.20-28.

QUILICI, Cassiano Sydow. “O Conceito de ‘Cultivo de si’ e os Processos de Formação e Criação do Ator/Performer”. São Paulo: Universidade Estadual e Campinas, professor Assistente Doutor, 2011.

NOGUCHI, Haruchika. “Order, Spontaneity and The body”. Tokyo, Zensei Publishing Company, 1984.

NOGUCHI, Haruchika. “Scolting & Praising”. Tokyo, Zensei Publishing Company, 1991.

NÖE, Alva. “Action in Perception”. Berkeley: University of California, 2008.

OHNO, Marília Cecília. A arte no Corpo. Campinas, dissertação de mestrado pela Universidade Estadual de Campinas – SP, 2007.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos