Primeiras composições: Mirada - um olhar sobre o percurso da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros na improvisação em dança

Autores

Palavras-chave:

Dança contemporânea. Improvisação. Contato Improvisação. Dança situada. Processo de criação.

Resumo

RESUMOO presente artigo discorrerá sobre a trajetória e produção artística da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros, campo de estudo de uma pesquisa de mestrado em Artes Cênicas no IA/UNESP São Paulo. Nesta, investiga-se a improvisação em dança contemporânea como modo compositivo e como procedimento de criação, tendo como ponto de partida a produção artística do grupo, seus processos de investigação e criação, suas obras e história (2006-2018). Considera-se o corpo-sujeito de sua dança, seus discursos e história, e compreende-se neste percurso uma narrativa singular no contexto da dança paulistana; busca-se nesta discussão, de modo inicial, levantar questões sobre a dança, a improvisação e as corporeidades cênicas. Neste recorte conciliamos a leitura dos processos das obras e traçamos paralelos com as formas de improvisação, com a dança situada - criada a partir de ou para uma determinada realidade espacial - e com os fundamentos do contato improvisação, assim como, com os procedimentos e pesquisas de artistas improvisadores que são referências no campo artístico da dança contemporânea, dentre os quais destacamos Steve Paxton e Lisa Nelson. 

Biografia do Autor

Clara Gouvêa do Prado, Instituto de Artes da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Aluna da Pós-Graduação do Mestrado em Artes Cênicas do Instituto de Artes – UNESP/SP; Orientadora Lilian Freitas Vilela;

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16-10-2019

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