A Presentificação do Performer na Videodança.

Autores

  • Diogo Angeli Theotonio Universidade Estadual de Campinas
  • Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Palavras-chave:

Presença, Videodança, Virtualidade.

Resumo

O presente trabalho pretende analisar e problematizar as noções de presença cênica a partir da videodança. Parte do campo de estudo da arte contemporânea busca pesquisar o elemento “presença” na cena a partir do estreitamento físico entre performer e espectador, na diluição entre os elementos ficcionais e reais postos em cena. Mas como pensar no corpo presente quando este é mediado por dispositivos tecnológicos, tais como o vídeo? A virtualização do corpo-mídia planifica ou dialoga com a presentificação quando este é intermediado pela tecnologia? Podemos dizer que a videodança é uma linguagem híbrida, uma variação expressiva originada do diálogo entre a dança e o cinema, uma espécie de mutação na identidade da dança que a desterritorializa, transforma a sua linguagem e o modo como a mesma se comunica, permitindo, com isso, alavancar diferentes formas expressivas, fazendo-a desabitar o seu espaço físico de representação e ocupar um ciberespaço. Diante dessas questões, o presente trabalho irá construir narrativas acerca dos vetores da virtualização da presença (ou não presença), momento em que o corpo do performer em vídeo se separa dos espaços físicos e geográficos e, também, de sua temporalidade.

Biografia do Autor

Diogo Angeli Theotonio, Universidade Estadual de Campinas

Artista da Cena, Professor e Cineasta. Doutorando e Mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Graduado em Dança (Bacharel e Licenciatura) pela UNICAMP (2004). Dedica-se à pesquisa da comunicação da dança contemporânea junto a outras linguagens artísticas e tecnológicas, especialmente a do videodança, seu foco de pesquisa atual. Desempenha a função de diretor artístico e coreógrafo na Packer Cia de Dança de Campinas desde 2006, produzindo e dirigindo espetáculos de dança contemporânea que participaram de festivais nacionais e internacionais. Como bailarino integrou o elenco da Lina Penteado cia de Dança de Campinas, Grupo Corpo Livre de Valinhos e na Packer Cia de dança, atuando nos maiores festivais de dança do país. Atua também como professor de dança e fotografia na Faculdade Anhanguera de Valinhos, no Sant´Anna International School em Vinhedo e no Ballet Cristiana Packer de Campinas.

Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Marcelo Rocco (Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi) é professor Adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Áreas de Licenciatura e de Bacharelado em Teatro, fixado no Departamento de Artes Cênicas (DEART). Atualmente é membro do colegiado de Bacharelado (DEART). É coordenador do subprojeto PIBID-Artes (UFOP). É professor e orientador no PPGAC (UFOP). É orientador no PPGAC (UFSJ). Orienta trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Licenciatura e de Bacharelado (DEART). De 2013 até 2018 foi coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Teatro (UFSJ). De 2013 à 2014 foi coordenador do programa de extensão Teatro, Memória e Patrimônio Cultural (UFSJ). De 2012 até 2018 foi coordenador do projeto de pesquisa Transeuntes - Estudos sobre performance (UFSJ), cadastrado pelo CNPq. De 2012 até 2018 foi orientador de Trabalhos de Conclusão e Curso (TCC) (UFSJ) nas áreas de Licenciatura e de Bacharelado. De 2012 até 2018 foi orientador acadêmico (UFSJ). Desde 2012 é membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Improvisação e Dramaturgia (LADI), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2013 é membro do grupo de pesquisa cênica HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea (CNPq). De 2017 até 2018 foi vice-coordenador do curso de Teatro (UFSJ). Em 2018 foi chefe de departamento (DELAC-UFSJ). Como formação é Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2008. Especialista em Pós-Graduação/ Latu Sensu em Pesquisa em Arte e Cultura, na Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG - Escola Guignard em 2008. Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006. Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006.

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutividade técnica: [segunda versão]. Apresentação de Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre, RS: Zouk, 2012. 127 p., il. ISBN 978858080490237 (enc.).

COELHO, Maria Castilho. Presença ou a Qualidade Discreta do Estar Ali In: Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 646-658, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbep/v3n2/2237-2660-rbep-3-02-00646.pdf. Acessado dia 06 de março de 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Ed 34, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed 34, 1998.

FÉRAL, JOSETTE. A Fabricação do Teatro: questões e paradoxos In: Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 566-581, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbep/v3n2/2237-2660-rbep-3-02-00566.pdf. Acessado dia 06 de março de 2019.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FISCHER, Rodrigo Desider. Poéticas entre o Cinema e o Teatro: reflexões sobre a presença e a atuação cênica a partir da obra de John Cassavates. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, p.212, 2015.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Producción de presencia: lo que el significado no puede transmitir. Tradução de Aldo Mazzucchelli. México, DF: Universidad Iberoamericana, 2005. 160 p. (El oficio de la historia). ISBN 9789688595725 (broch.).

LEVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: Editora 34, 2007. 157 p. (Trans). ISBN 857326036 (broch.).

NORONHA, Marcio Pizarro; RIBEIRO, Luciana Gomes. Da Documentação como Fonte de Estudo Histórico Cultural à Criação Audiovisual no Campo da Dança: do Filme Documental à Videodança na Política Cultural para a Dança no Brasil. In: Encontro Regional de História, 12., 2006. Anais... Niterói: UFF, 2006, p.1-8.

WOSNIAK, Cristiane. Dança, cine-dança, vídeo-dança, ciber-dança: dança, tecnologia e comunicação. Curitiba, PR: UTP, 2006. 165 p., il. (Recem mestre, 6). ISBN 9788588959378 (broch.).

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos