NAS ENTRELINHAS DO PERTENCIDO CORPO AO QUAL PERTENÇO

Autores

Palavras-chave:

Dança, performance

Resumo

No presente texto busco entender e dialogar com as diferenças humanas para refletir acerca da relação que a dança possui com o corpo que a produz. Para tanto, lanço mão do conceito de “alteridade” na Antropologia (DAOLIO, 1995), entendendo-a não como algo que nos qualifica ou desqualifica, mas que nos torna ainda mais humanos. Assim, busco reafirmar as relações que estabeleço entre o corpo e sua poética na cena da dança por meio de autores como Klauss Vianna (2005), Morgana Cunha (1988), Jocimar Daolio (1995), entre outros que estudam o corpo e sua ligação com a dança, para propor uma abordagem inspirada na “dança criativa” (CUNHA, 1988), entendendo que o corpo apresenta marcas, histórias, formas únicas e todas essas características nos definem como pessoa, definem o que somos, nos diferenciam e também definem o modo como nos movimentamos, a expresão do corpo em cena e, portanto, a maneira como dançamos.Palavras-chaves: Corpo. Dança. Dança criativa. Corpos diferentes. Poética.

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Publicado

16-10-2019

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Seção

Textos Completos