O Corpolítico entre um voo rasante e um voo potente - Breve laboratório de destroços e afetos

Autores

  • LUCIANA LEANDRO DE LUCENA UNIRIO/ CLA

Palavras-chave:

Performance

Resumo

O texto busca apresentar a leitura do momento de crise política enquanto gatilho deflagrador de narrativas possíveis a partir da afetação do ator criador em sua corporeidade. Essa afetação é pensada numa fricção teórica com a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e da utilização de novos conceitos, como corpolítco e corpovocal, pela identificação de um lugar de falaque é também um lugar materializável nos processos de criação narrativa. Neste sentido, a autora apresenta sua experiência na condução do Laboratório de Afetos: prática traçada como resistência artístico-política, aludindo à expressão “sobrevivência dos vagalumes”, cunhada por Pasolini e revisitada por Didi Huberman, na provocação de que o homem contemporâneo seja, talvez, como vagalumes em busca de uma reconfiguração do presente e do futuro a partir de suas próprias práticas capazes de inclui-lo no jogo político-artítico-“ardente” (ainda tomando emprestado deste último autor a ideia das imagens quando tocam o “real”). A prática criativa aqui referida (Laboratório de Afetos) valeu-se da metodologia de um processo à deriva nas ruas do Rio de Janeiro, que busca, nesta estética urbana, imagens da degradação da sociedade contemporânea. Assim, surge no processo a alegoria dos pombos, que, registrados em imagens e sonoridades, representam os excessos e demências de uma sociedade-lixo. Talvez o racionalismo abstrato do século XX tenha empombado no século XXI. O corpo sensível, que é o artista no mundo, afetado pela crise (política, social, ambiental...) carrega em si sua potência nestes atravessamentos. Trata-se de um corpolítico, que carrega um enunciado, e, posto em processo de criação narrativa, imprime seu discurso, capaz de propor narrativas de novos afetos e (r)existências.

Biografia do Autor

LUCIANA LEANDRO DE LUCENA, UNIRIO/ CLA

Performance: Corpos, imagens, linguagens e culturas - PCI

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Ed. Martins Fontes. Sã Paulo, 1989.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2ª ed. Tradução de Paulo Neves. Ed. 34. São Paulo, 2010.

_________________________. Sobrevivência dos Vagalumes. Tradução de Consuelo Salomé. Ed. UFMG. Belo Horizonte, 2011.

_________________________. Quando as imagens tocam o real. Tradução de Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. In. Revista do Programa de Pós Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG: https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/60/62

DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: A educação do sensível. Tese de doutoramento sob orientação do Prof. Dr. João Francisco Regis de Moraes. Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação, 2000.

KANTOR, Tadeusz. O Teatro da Morte. Estudos 262, dirigida por J. Guinsburg. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2008.

KASTRUP, Virgínia ; PASSOS, Eduardo e Tedesco Silvia. (orgs). Pistas do método da cartografia. A experiência da pesquisa e o plano comum. V. 2. Ed. Sulina. Porto Alegre, 2016.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Tradução de José Artur Gianotti e Amando Mora d´Oliveira. Debates. 40. (org.) J. Guinsburg. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2000.

MÜLLER, Marcos José. Merleau-Ponty: acerca da expressão. EDIPUCRS. Porto Alegre, 2011.

__________________________. Fenomenologia da Percepção. 5ª ed. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. Ed. Martins Fontes. São Paulo, 2018.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos