Vocalidades Plurais: reflexões sobre a ética da voz e da escuta

Autores

  • Renata Mendonça Sanchez IA- Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP

Palavras-chave:

Vocalidade, Escuta, Atenção

Resumo

"Vocalidades Plurais: reflexões sobre a ética da voz e da escuta" apresenta contornos reflexivos sobre a pesquisa de mestrado em andamento - Princípios Potencializadores da Vocalidade: Máscara em Movimento -. Trata-se de um recorte com caráter pedagógico e metodológico permitindo, na atual etapa desse estudo, avançar sobre territórios mais adensados de compreensão da vocalidade em suas dimensões relacionais com palavra, escuta, condições de materialidade que lhes são próprias e, por fim, as camadas da percepção. Desse modo, será apresentado o conceito de vocalidade oferecendo destaque à sua diferença específica quanto ao de oralidade, sobre a ótica do medievalista Paul Zumthor(2010). A hipótese da escuta das vozes solidianas ou ossosas segundo Suely Rolnik(2006) em entrevista com o pesquisador Hubert Godard. As dimensões da atenção em Simone Weil aos olhos de Ecléa Bosi(2003). E ainda, a abordagem do léxico arendtiano referente a unicidade e a pluralidade utilizadas nos estudos de Adriana Cavarero(2011).

Biografia do Autor

Renata Mendonça Sanchez, IA- Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP

Atriz, professora e pesquisadora teatral.

Referências

BOSI, Ecléa. A atenção em Simone Weil. In: Revista USP: São Paulo, 2003,

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Trad. de Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

ROLNIK, Suely. Uma terapêutica para tempos desprovidos de poesia. In: DISERENS, Corinne; ROLNIK, Suely (orgs.).Lygia Clark: da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006.

ZUMTHOR, Paul. Introdução á poesia oral. Trad. de Jerusa Pires Ferreira (et all). Belo Horizonte: UFMG , 2010.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Edição

Seção

Textos Completos