RESUMOEste artigo é um relato sobre o processo de pesquisa desenvolvido no programa de pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas. Partindo do conceito de “prática como pesquisa”, o texto discorre sobre a contribuição da disciplina “Laboratório de Criação” no desenvolvimento do projeto “Entre deuses e Orixás - O treinamento do ator na travessia entre a dança clássica indiana e os arquétipos de Umbanda” através de bibliografia específica e técnicas advindas da Ideokinesis.Palavras-chave: Laboratório. Dança Indiana. Teatro. Umbanda.ABSTRACTThis article is a report on the research process developed at the masters degree program in Arts of the Scene of the State University of Campinas. Considering the concept of "practice as research", the text talks about the contribution of the discipline "Laboratory of Creation” to the development of the project "Between gods and Orixas - the actor's training in the crossing between the Indian classic dance and the archetypes of Umbanda" through specific bibliography and techniques coming from Ideokinesis.Keywords: Laboratory. Indian Dance. Theater. Umbanda.
Biografia do Autor
Cassiana Rodrigues Santana, Universidade Estadual de Campinas
Mestranda em Artes da Cena no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.