Invisível: uma tentativa de incluir os deficientes visuais no teatro

Autores

  • Joelma Ferreira da Silva Universidade Regional do Cariri- URCA
  • Mateus Gonçalves Universidade Regional do Cariri- URCA

Palavras-chave:

Teatro dos Sentidos. Cegos. Inclusão

Resumo

A palavra teatro, na terminologia grega, significa theatron “lugar onde se vê”. Questiona-se: Lugar de onde se vê o quê? Quem vê? Então podemos afirmar que o teatro não é para os deficientes visuais, já que os mesmos não podem enxergar? Nesta instância, o trabalho relata a pesquisa desenvolvida dentro da disciplina de Estágio Supervisionado em Teatro II, ofertada no sexto semestre do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). A pesquisa se dispôs a compreender as necessidades do público não vidente, analisou e refletiu estratégias de construção da cena, a partir da sensibilização dos sentidos remanescentes: audição, olfato, tato e paladar. Como referencial teórico utilizou-se da técnica desenvolvida pela diretora de teatro Paula Wenke, há mais de 20 anos no Brasil, o Teatro dos Sentidos que é uma técnica de encenação teatral destinada à plateia de deficientes visuais ou videntes, mas com os olhos vendados. A técnica é caracterizada pela utilização de textos adaptados, cujo objetivo é provocar ao espectador sensações que possibilitem a compreensão da história encenada, por meio dos sentidos remanescentes. A experiência ocorreu na Escola de Ensino Médio Plácido Aderaldo Castelo na cidade de Caririaçu-Ce, com adolescentes videntes e resultou no experimento cênico Invisível, com a adaptação de Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare. Percebe-se que esta técnica de encenação inclui o indivíduo cego, que se reconhece pertencente à história contada e logo se sente convidado a participar da experiência. Ao indivíduo vendado, que embora veja, nota-se o fato que, não ver, não o impossibilita de ver imageticamente, mas de sentir. Desta forma o Teatro dos Sentidos é uma maneira de suspender a visão para que se possa ver de outro jeito, sentindo. 

Biografia do Autor

Joelma Ferreira da Silva, Universidade Regional do Cariri- URCA

Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2014. Desenvolve trabalhos de atriz, investiga a relação corpo cidade e a recepção do teatro de rua no grupo de pesquisa Ocupações-artísticas da cidade - centornos e entralidades. Pesquisa a construção de espetáculos teatrais sensorias, destinado ao espectador cego e/ou vendados. Foi bolsista há um ano no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/TEATRO). Realizou no Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri - CCBNB trabalhos de produção cultural.

Mateus Gonçalves, Universidade Regional do Cariri- URCA

Ator, Professor de Teatro e Pesquisador. Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri - URCA/CE. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Educação Artística - Habilitação Artes Cênicas pela mesma Universidade, e especialização em Juventude pela Universidade do Vale do Sinos/RS. Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri - URCA e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto Teatro na mesma Universidade. Líder do Grupo de Pesquisa Pedagogias do Teatro do Cariri onde coordena a pesquisa Teatro do Oprimido no Cariri - TOCA. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, teatro, artes cênicas, Teatro do Oprimido, formação de professores e arte.

Referências

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https://www.youtube.com/watch?v=NHCAHfWbgtI 26/03/18

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https://www.youtube.com/watch?v=ny3u32DiFw0 26/03/18

Filme:

Ensaio sobre a cegueira.

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=SlV33OSiBGM 17/12/16

Vermelho como o céu.

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=yvd9R30hNqk 14/02/17

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Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos