Lilith aos olhos de [Miss]Cis.Genada

Autores

  • Lis Nasser Marques UNICAMP - Universidade federal de Campinas

Palavras-chave:

Mito. Feminismo. Performance. Processo de Criação. Teatro

Resumo

RESUMOO presente texto traz uma análise do mito e do arquétipo de Lilith, sob o enfoque da psicologia analítica, do feminismo e do feminismo decolonial. Bem como explica como esse mito se insere no processo de pesquisa do projeto de mestrado [Miss]cis.genada - recriação mitológica da mulher brasileira: uma investigação em linguagem performativa. Uma vez que é por meio do contato com esses pensamentos que se cria o experimento cênico performativo realizado na comunicação no VII Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas - 2018, que aqui é brevemente relatada e refletida. Para delimitação dos conceitos ligados a psicologia arquetípica utiliza-se os autores Jung, Hillman, Sicuteri e Diana Corso. Para os estudos de gênero e feminismo decolonial Judith Butler e Maria Lugones, para os procedimentos de criação, performance e teatro performativo Eleonora Fabião e Ileana Diéguez Caballero.Palavras-chave: Mito. Feminismo. Performance. Processo de Criação. Teatro.ABSTRACTThe present text brings an analysis of the myth and archetype of Lilith, under the focus of analytical psychology, feminism and decolonial feminism. As well as explaining how this myth is inserted in the research process of the master project [Miss] cis.genada - mythological recreation of the Brazilian woman: an investigation in performative language. Since it is through contact with these thoughts that the performative scenic experiment realized in the communication at the VII Symposium Contemporary Scenic Reflections - 2018, which is briefly reported and reflected here, is created. For the delimitation of the concepts connected to archetypal psychology the authors are used Jung, Hillman, Sicuteri and Diana Corso. For the studies of decolonial feminism and feminism Judith Butler and Maria Lugones, for the procedures of creation, performance and performative theater Eleonora Fabião and Ileana Diéguez Caballero.Key-words: Myth, Feminism, Performance, Creation Process, Theater.

Downloads

Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos