Zumbi: cultura popular negra e desigualdade social

Autores

  • Carina Maria Guimarães Moreira Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave:

João das Neves, Teatro político, Teatro de Arena.

Resumo

A presente comunicação – um dos resultados parciais do pós-doutoramento (PNPD/CAPES) em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade de Campinas-UNICAMP (abril de 2017 a março de 2018), sob supervisão da Professora Doutora Larissa de Oliveira Neves Catalão – pretende, tecer uma análise da peça Zumbi, dirigida no ano de 2012 pelo artista João das Neves. Zumbi é inspirado no musical Arena Conta Zumbi (1965), de Boal e Guarnieri, que tendo por base o romance de João Felício dos Santos, Ganga Zumba (1962), trouxe uma narrativa da história do Quilombo dos Palmares. A montagem do Teatro de Arena foi considerada uma das primeiras respostas no campo cultural ao Golpe de 1964. Para a montagem atual, João das Neves propõe a formação do elenco com atores negros, deslocando o foco central da resposta política ao momento histórico da obra (golpe militar de 1964) para um debate, não menos político, sobre a cultura afro-brasileira e sua história, trazendo à tona uma discussão acerca do racismo e das desigualdades sociais presentes em nossa sociedade desde sempre.

Referências

BRECHT, Bertolt. Poemas 1913-1956. Tradução Paulo Cesar de Souza. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CAMPOS, Cláudia de Arruda. Zumbi, Tiradentes e outras histórias contadas pelo Teatro de Arena de São Paulo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.

CARNEIRO, Edison. O Quilombo dos Palmares. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

SANTOS, João Felício dos. Ganga Zumba. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1962.

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Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos