Oscilações da dramaturgia em dança: um exercício de interrogação para e com a dança

Autores

  • Andreia Dias Marques Universidade de Coimbra; apoio Fundação para a Ciência e a Tecnologia -FCT

Palavras-chave:

dramaturgia, dramaturg, dança contemporânea

Resumo

Este artigo é parte de uma proposta de estudo sobre a ação da palavra e do corpo em movimento, em cena. Diz respeito às possibilidades da dança contemporânea e desenvolve-se no âmbito de uma problemática que a atravessa: a dramaturgia em dança. Visto a utilização do termo “dramaturgia” atualmente suportar diversas acepções e ter sentidos muito flexíveis a operar na sua definição prismática e multifacetária, aqui, a noção vai ao encontro de processos e modos de trabalhar com e para a dança contemporânea. Considerando viável investigar a dramaturgia em dança como exercício de interrogação e sendo as fontes de questionamento diversas, propomos trabalhar o campo das possibilidades da dança a partir do aprofundamento destas e de outras questões em relação às práticas dramatúrgicas Silvia Soter e Tiago Rodrigues. Alinhadas não com uma ideia de dramaturgia específica à dança, mas com semelhante espírito investigativo comprometido no devir em construção do que não é conhecido a priori e do que é singular, são várias as opções que nos colocam diante da dramaturgia em dança como processo tendencialmente permeável e oscilatório, necessário entre os modos de fazer para a dança e com a dança.

Biografia do Autor

Andreia Dias Marques, Universidade de Coimbra; apoio Fundação para a Ciência e a Tecnologia -FCT

Doutoranda em Estudos Artísticos - Estudos Teatraias e Performativos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

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Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos