Guernica Bodypainting: entre performance, artes integradas e intervenção urbana

Autores

  • Monica Ferreira Magalhães Unirio

Palavras-chave:

Bodypainting, Performance, Intervenção Urbana,

Resumo

RESUMOGuernica Bodypainting (2017) foi uma intervenção artística oriunda do projeto de pesquisa institucional O Corpo e a Cidade: pesquisa sobre bodypainting, em parceria com o Projeto de Extensão Núcleo de Criação, desenvolvidos na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, Brasil. O ponto inicial desta pesquisa é a relação do corpo cidadão com a cidade, expressada por meio da bodypainting, uma arte em ascensão, paradoxalmente a mais antiga e, ao mesmo tempo, contemporânea forma de arte. Assim, foi proposto um remanejamento semiótico, no qual as figuras que compõem o famoso quadro de Pablo Picasso se relacionaram à Praça Marechal Floriano, mais conhecida como Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, tradicionalmente ocupada por manifestações populares, culturais e por comícios políticos. Os elementos que compõem o quadro Guernica: o touro, o cavalo, o pássaro, a portadora da lamparina, a mão do guerreiro segurando a espada quebrada e uma flor, a mãe com o filho morto nos braços, o homem caído, a mulher do incêndio, a mulher perdida e a luminária/sol foram pintados sobre dezoito corpos masculinos e femininos e posicionados na escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, representando o momento político, social e econômico que vive o Brasil, especialmente a cidade e o estado do Rio de Janeiro.Palavras-chave: Bodypainting. Performance. Intervenção Urbana. Corpos.  Rio de Janeiro. ABSTRACTGuernica Bodypainting (2017) was an artistic intervention stemmed from the institutional research project – O Corpo e a Cidade: pesquisa sobre bodypainting (The body and the City:a bodypainting research) - in partnership with the Núcleo de Criação, an extension project developed at the Theater School of the Federal State University of Rio de Janeiro - Unirio, Brazil. The starting point of this research is the relationship between the citizens' bodies and the city, expressed through bodypainting, a rising art form which is the oldest and, paradoxically, one of the most contemporary art forms. Thus, a semiotic relocation was proposed in which the elements that make up the famous painting by Pablo Picasso established a relationship with Marechal Floriano square, better known as Cinelandia, located downtown Rio de Janeiro, traditionally occupied by popular demonstrations, as well as cultural and political meetings. Such elements are: the bull, the horse, the bird, the woman holding the lamp, the hand of a warrior holding a broken sword and a flower, the mother with the dead child in her arms, the fallen man, the woman in the fire, the lost woman and the sun-like lamp, all of which were represented in painting on eighteen bodies of men and women positioned on the stairs of Rio de Janeiro’s City Hall, a building that, despite being in Rio de Janeiro could represents Brazil's political, social and economic moment today.Keywords: Bodypainting. Performance art. Urban Intervention. Bodies. Rio de Janeiro.

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Publicado

10-05-2018

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