Assinatura Visual – um estilo de iluminar ou Procedimentos da Criação em Iluminação Cênica dentro da Companhia Moderno de Dança

Autores

Palavras-chave:

iluminação cênica, dança, processo criativo

Resumo

Esta pesquisa investiga o processo de criação da visualidade em iluminação cênica dentro dos espetáculos da Companhia Moderno de Dança. Entendendo que a iluminação cênica no processo criativo desta companhia absorve os princípios criadores do corpo que dança e desenvolve sua poética própria, aponto aqui as aproximações entre a metodologia do grupo, isto é, a dança imanente, e os procedimentos que permeiam a criação da iluminação na referida companhia. Partindo de uma análise das suas particularidades cenográficas e das visualidades obtidas na cena através da iluminação cênica, a pesquisa tem como mote a busca pela assinatura visual do iluminador cênico e o modo como este desenvolve seus processos de criação. Como fundamentação teórica das artes visuais e da dança, utilizam-se os estudos sobre estética da luz de Gill Camargo e Iara Souza, criatividade e processos de criação de Anna Mantovani e dança imanente em Ana Flávia Mendes e Luiza Souza, entre outras teorias que tratem de visualidade e corporeidade, como Johann Goethe, Donis Dondis, João de Jesus Paes Loureiro e José Gil. Como metodologia, utiliza-se o referencial da etnopesquisa, de Roberto Sidnei Macedo, na perspectiva da observação participante, adotando como estratégias a pesquisa bibliográfica e análise documental. Dessa forma, dão-se bases para o entendimento desta visualidade obtida na dança, assim propondo a ampliação do conceito de Atmosfera Influente por meio da aproximação com a dança imanente, desenvolvendo e organizando a Atmosfera Imanente como uma assinatura visual do iluminador cênico.

Referências

BARROS, Lilian Ried Miller. A Cor no Processo Criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo - SP: SENAC, 2006.

CAMARGO, Roberto Gill. Função Estética da Luz. Sorocaba – SP: TCM-Comunicação, 2000.

COELHO ALVES, Tarik – ATMOSFERA INFLUENTE: Um estudo da relação entre a iluminação cênica e os processos de criação e encenação em dança contemporânea. Monografia (Especialização), Programa de Pós Graduação em Artes, Escola de Teatro e Dança da UFPA, Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará, 2010. Orientadora: Iara Regina e Souza.

GOETHE, Johann Wolfang von. Doutrina das Cores; apresentação, tradução, seleção e notas Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias: O Museu e a Exposição de Arte no Século XX. São Paulo – SP: Editora da Universidade de São Paulo/FAPESP, 2004.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Elementos da Estética. Belém – PA: EDUFPA, 2002.

MANTOVANI, Anna. Cenografia. São Paulo – SP: Editora Ática, 1989.

SOUZA, Iara Regina da Siva. A Gambiarra na Cena: Uma Poética de Iluminação para a Ativação de Obras de Arte em Belém do Pará. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Artes, do Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará, 2011. Orientador: Orlando Maneschy.

Downloads

Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Textos Completos